quinta-feira, 1 de junho de 2023

Secretário Regional do Ambiente e Alterações Climáticas visita Terras do Priolo

No passado dia 24 de maio tivemos a visita às Terras do Priolo do Secretário Regional do Ambiente e Alterações Climáticas, Alonso Miguel, onde foi possível avaliar in loco as ações de restauro ecológico que estão a ser desenvolvidas pela SPEA, em parceria com o Governo dos Açores e demais parceiros, desde 2003 ao abrigo dos projetos LIFE Priolo (2003-2008), LIFE Laurissilva Sustentável (2009-2013), LIFE Terras do Priolo (2013-2019) e LIFE IP Azores Natura iniciado em 2019. 

Foto: SRAAC

Ao longo destes 20 anos já foram recuperados 365 hectares de floresta Laurissilva e 98 hectares de turfeiras, com destaque para a plantação de mais de 200.000 plantas endémicas. No entanto é necessário relembrar que estas áreas têm sido alvo de manutenções regulares.


Foto: SRAAC

Foto: SPEA

O presente projeto, LIFE IP Azores Natura, iniciado em 2019, tem como objetivo o restauro ecológico de mais de 160 hectares, entre floresta Laurissilva, turfeiras e restauro ecológico de ribeiras. A área mais avançada do projeto é neste momento a Mata dos Bispos, no concelho da Povoação, com uma intervenção que abrange 30 hectares.

Foto: SPEA

Durante a visita a esta área, foi possível avaliar o progresso dos trabalhos ao nível do controlo de espécies exóticas invasoras, gestão de biomassa, utilização de técnicas de engenharia natural para estabilização de vertentes e consolidação do leito e margens das ribeiras, com vista à renaturalização das dinâmicas hídricas do troço superior da Ribeira da Lomba Grande, um dos principais cursos de água da Bacia Hidrográfica da Povoação. 

Foto: SPEA

Neste local ao longo dos últimos 3 anos já foram plantadas mais de 90.000 plantas da floresta Laurissilva, sendo que este número irá aumentar ao longo dos próximos anos, pelo que estamos já a preparar a próxima época de plantação nos viveiros da SPEA, algo que foi possível avaliar durante esta visita!

No final da visita, que deu a conhecer a extensão dos trabalhos dedicados à proteção do Priolo, espécie protegida, e que incluiu uma passagem pelo Centro Ambiental do Priolo, o Secretário Regional reconheceu “o trabalho dedicado e de excelência realizado pela SPEA na conservação do Priolo, que permitiu que a sua população tenha triplicado”.

Sem comentários:

Enviar um comentário