Projectos

LIFE Terras do Priolo

Pretende contribuir para a gestão do sítio da Rede Natura 2000 ZPE Pico da Vara/ Ribeira do Guilherme, através da implementação de medidas inovadoras de gestão e restauração da floresta Laurissilva, monitorização da biodiversidade, gestão do uso público, sensibilização das populações e promoção da sustentabilidade a longo prazo.

LIFE EuroSap

O projeto LIFE EuroSAP junta 10 países europeus, nos quais Portugal está incluído, e tem como objetivo unir sinergias para enfrentar os novos desafios e ameaças a que algumas das nossas aves icónicas estão sujeitas. Este projeto, que teve início em abril de 2015 e que irá ser implementado até março de 2018, conta com o envolvimento de 13 parceiros, sendo a SPEA o representante do projeto em Portugal.
                                                         Saiba mais....



Projeto Painho-de-monteiro (fase 1)

O projeto Painho-de-monteiro (fase 1) será implementado pela SPEA entre junho de 2014 e abril de 2015, contando com o apoio do Parque Natural da Ilha Graciosa, do Departamento de Oceanografia e Pesca da Universidade dos Açores e do Departamento de Ciências da Vida da Universidade de Coimbra. Este projeto é financiado ao abrigo do "Preventing Extinctions Programme (PEP)" da BirdLife International, incluindo o painho-de-monteiro no "Species Guardian Scheme". O principal objetivo é construir bases sólidas para a implementação de um plano de conservação a longo prazo para esta espécie endémica do arquipélago dos Açores.
Saiba mais...


Linhas Elétricas-Açores

Os projetos Linhas Elétricas e Avifauna nos Açores são possíveis graças à colaboração entre a SPEA e a Empresa de Eletricidade dos Açores (EDA), no âmbito do Plano de Promoção do Desempenho Ambiental (PPDA) desta empresa. Estes protocolos são supervisionados pela Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE).
                                                       Saiba mais...

LIFE Laurissilva Sustentável (finalizado)

Um projeto para a conservação da floresta de laurissilva na Serra da Tronqueira e das turfeiras do Planalto dos Graminhais, em São Miguel, Açores, resultante de uma parceria da SPEA com a Secretaria Regional do Ambiente e do Mar (SRAM) e a Câmara Municipal da Povoação, financiado pelo Programa Life+ da Comissão Europeia.
Saiba mais...



LIFE Ilhas Santuário para as Aves Marinhas (finalizado)

Projeto pioneiro para a conservação das colónias de aves marinhas nos Açores através da recuperação do seu habitat e medidas de controlo e erradicação de espécies invasoras introduzidas.
O LIFE “Ilhas Santuário para as Aves Marinhas” é coordenado pela SPEA em parceria com a Secretaria Regional do Ambiente e do Mar (SRAM), a Câmara Municipal do Corvo e a Royal Society for the Protection of Birds (RSPB).
Saiba mais...



LIFE Priolo (finalizado)

Este projeto tinha como principal objetivo a recuperação do habitat do Priolo, através da conservação e restauração da ameaçada floresta de Laurissilva dos Açores, caracterizada por um elevado grau de endemismo das suas plantas constituintes, na zona mais importante de ocorrência do Priolo.
Saiba mais...








Sem comentários:

Enviar um comentário