Projetos

Atualmente a SPEA participa em vários projetos para a conservação das aves terrestres e marinhas dos Açores

Proteção Ativa e Gestão Integrada da Rede Natura 2000

O projeto LIFE IP AZORES NATURA abrange 24 ZEC’s (Zonas Especiais de Conservação), 15 ZPE’s (Zonas de Proteção Especial) e 2 SIC’s (Sítios de Importância Comunitária) da Rede Natura 2000 nos Açores, procurando obter um contributo significativo para a conservação de espécies e habitats protegidos pelas Diretivas Habitats e Aves que fundamentam a sua designação.

A SPEA é parceira responsável pela implementação de ações de restauro ecológico de habitats prioritários nas Terras do Priolo, São Miguel e pela monitorização e conservação das aves marinhas nos ilhéus de Santa Maria, Graciosa e São Jorge.


Energy Efficiency Laboratories - Uso sustentável da Luz Artificial

No projecto EElabs, procuramos maximizar a eficiência energética (tecnologia LED) e minimizar o impacto da poluição luminosa na Macaronésia.  Para este fim, serão criados laboratórios de poluição luminosa que permitirão avaliar o seu impacto na biodiversidade, em particular nas aves marinhas. Esta informação servirá de base para a implementação de legislação para mitigar o impacto da poluição luminosa na Região biogeográfica da Macaronésia, dando seguimento ao projeto LuMinAves. Na SPEA, iremos implementar o projeto em Santa Cruz, Machico e Santana (Madeira) e na ilha do Corvo (Açores).

LIFE4BEST Seabird Macaronesian Sound

Neste projeto, inspiramo-nos na metodologia desenvolvida pelo Eng. Luís Monteiro para a monitorização de aves marinhas. Nele vamos usar técnicas pouco invasivas, baseadas no som das aves, para monitorizar 4 espécies: o painho-da-madeira, o painho-de-monteiro, o estapagado e o frulho.

A informação que iremos recolher será essencial para definir ações de conservação e planos de ação para estas espécies.


INTERREG OCEANLIT

O projeto Interreg OceanLit foca-se na problemática do lixo marinho: visa reduzir os resíduos no mar, promovendo a conservação e recuperação dos espaços naturais protegidos costeiros e marinhos.

Na SPEA, somos responsáveis pelo 3º pilar, promovendo a literacia oceânica e as boas práticas para a redução do lixo marinho junto de escolas, comunidades costeiras e público em geral.



Linhas elétricas e avifauna

Neste projeto, procuramos avaliar o impacte que as linhas de transmissão de energia elétrica aéreas na ilha Terceira, tem nas aves selvagens .

Nos Açores, os impactos destas linhas são diferentes do continente: no arquipélago verificamos um impacto significativo da eletrocussão em aves de médio e pequeno porte. Estas aves tendem a acumular-se em grande número nos cabos elétricos provocando a sua aproximação e a criação de um arco elétrico que para além de as afetar, pode gerar cortes no fornecimento elétrico.

Por este motivo, estamos a prospetar as linhas e a realizar censos das principais espécies afetadas para propor medidas de mitigação do impacto à Eletricidade dos Açores (EDA).