segunda-feira, 5 de junho de 2023

Performance artística e medidas de Poluição Luminosa na Graciosa

Entre 5 e 13 de maio, uma equipa da SPEA deslocou-se à Graciosa para dar continuidade às ações preparatórias do projeto LIFE Natura@night, neste caso com a medição das fontes de Poluição Luminosa nas áreas da Rede Natura 2000 e para realizar ações de sensibilização no âmbito do Festival da Biosfera.

No dia 5 decorreu uma sessão de sensibilização para alunos do secundário seguida de um Quiz sobre Poluição Luminosa que permitiu aos alunos mais atentos ganhar um Powerbank solar. Esta sessão teve que ser dinamizada pela Câmara Municipal da Graciosa, devido a impossibilidade de aterrar o avião no dia anterior.



No dia 6 juntou-se a equipa a artista Ellie Ga que colaborou na sensibilização da população sobre o impacto das aves marinhas através da realização da Performance "Notes for a Cagarros Assembly" realizada na Biblioteca Municipal.



Performance "Notes for a Cagarros Assembly"

Entre 7 e 13 de maio, juntou-se ainda o Fernando Chacón, Técnico de SIGs da SPEA -Madeira para realizar a medição da Poluição Luminosa nos sitios da Rede Natura 2000 da Graciosa. 
Instalação do equipamento para iniciar as medições


As medições foram realizadas com uma câmara fotográfica com objetiva fish-eye, que permite realizar fotografias contra zenitais do céu em que podem ser observados os principais focos de luz. Com esta mesma câmara são tomadas fotografias panorâmicas para complementar a analise

Exemplo de fotografia contra zenital tomada desde o Ilhéu da Praia


A informação da câmara fotografia é complementada com a medição com um espectofotometro (TESS-TAS) que também permite identificar os focos de poluição luminosa e a sua dispersão.

Medição recolhida com o TESS-TAS

As medições foram realizadas no Ilhéu da Praia (PTZPE0030), Ponta Branca (PTGRA0016) e  Ponta da Restinga (PTGRA0015 / PTZPE0029).

Com esta informação complementada com uma rede de fotométros que irá ser instalada, poderemos ter mais informação sobre o comportamento da Poluição Luminosa na Macarónesia, os melhores métodos para a medir e os pontos críticos para a biodiversidade que merecem atenção.


Sem comentários:

Enviar um comentário