quinta-feira, 1 de junho de 2023

Junho é o mês do Censo anual do priolo

Todos os anos a SPEA coordena o Censo do Priolo (Pyrrhula murina), uma ave endémica da ilha de São Miguel, que só pode ser encontrada na zona este da ilha, nomeadamente nos concelhos do Nordeste e Povoação.

Foto: Ana Mendonça

Este pequeno fringilídeo viu o seu estatuto ser alterado de “Em perigo” para “Vulnerável” pela IUCN em 2016, graças aos trabalhos de conservação do seu habitat que a equipa da SPEA nos Açores realiza na ZPE Pico da Vara / Ribeira do Guilherme, a principal área de distribuição do Priolo.

Foto: Ana Mendonça

O censo começa em junho e é organizado em 158 point-counts que estão localizados na área de distribuição desta ave. Em cada ponto realiza-se uma estação de contagem em que, durante 8 minutos, se registam todas as deteções visuais e auditivas do Priolo e a distância a que se encontra a ave do observador. O censo acontece entre as 6.30h e as 11.00h, em manhãs claras com ausência de chuva e vento forte.

Uma vez visitados todos os pontos de contagem, a equipa de SPEA Açores realizará um estudo sobre o estado atual da espécie, a sua distribuição e estimativa populacional.

Se quiser saber mais sobre o priolo ou onde o pode encontrar, visite a página do Centro Ambiental do Priolo


Sem comentários:

Enviar um comentário