quinta-feira, 1 de junho de 2023

Eco-Guardiões dos Açores 2023 já tem vencedores

 A SPEA, no ano lectivo 2022/2023, lançou um desafio às escolas de São Miguel, através do Concurso Eco-Guardiões dos Açores, com o objetivo de promover o conhecimento, a reflexão e a participação ativa das turmas e das comunidades escolares da Região Autónoma dos Açores, com destaque para a ilha de São Miguel, sobre vários aspetos da sustentabilidade. Esta ação faz parte do projeto Eco Guardiões dos Açores com o financiamento do Fundo Ambiental e com o apoio do Governo Regional dos Açores através da Rede Regional de Centros de Ciência.

Este concurso contempla a atribuição de 3 prémios, após avaliação por um júri:

💚1º Prémio - Programa Oceano Azuis ( Programa de dia inteiro com atividades que incluem uma Saída de Observação de Cetáceos).

💚2º prémio - Programa Ciência para todos( Programa de dia inteiro que inclui atividades relacionadas com descoberta da ciência).

💚3º prémio - Programa Terras do Priolo ( Programa de dia inteiro que inclui atividades desenvolvidas nas Terras do Priolo e desfrute da natureza)

Desafio lançado, os resultados estão à vista! 5 turmas totalizando mais de 50 alunos que aceitaram o nosso desafio e as ações foram variadas e surpreendentes, uma da Escola Secundária da Povoação e quatro turmas da EB2,3 dos Ginetes. Assim, durante 5 meses, foi pedido às turmas candidatas ao Concurso que executassem um projeto que incluísse ações de sensibilização no âmbito da sua comunidade escolar ,cobrindo as temáticas do Lixo marinho, resíduos urbanos e economia circular , Água Recurso Natural a proteger e Poluição Luminosa.  Nesta edição do Concurso Eco-guardioes dos Açores é notável o recurso à arte para passar uma mensagem que as turmas adoptaram no seu todo. Desde recurso à música, poesia, artes e até a criação de uma estrutura metálica. Em paralelo com as ações desenvolvidas pelos alunos, foi feito um trabalho com todas as turmas para que descobrissem mais informação sobre os temas escolhidos.


Imagem 1 e 2 - Construção do Eco GI- estrutura metálica em homenagem ao cachalote para recolha de plásticos na escola EB2, 3 de Ginetes, 5ºC e 5ºB
Imagem 3- Exemplo de um desenho realizado no âmbito da campanha

Imagem 4 e 5 - Eco Pontos Criativos criados pelos alunos do 6ºC da EBS da povoação



Imagem 6 e 7 - Limpezas de praia realizadas pelos alunos em cima nos Mosteiros pela Eb2,3 dos Ginetes e em baixo na Povoação pela EBS da Povoação.

A SPEA dá os parabéns às turmas , docentes e escolas que participaram e informa como foram apurados os resultados:

🏆1º prémio - 5ºc e 5ºB da EB2,3 dos Ginetes
🏆2º prémio - 5ºA da EB2.3 dos Ginetes
🏆3º prémio - 6ºC da EBS da Povoação


Damos os parabéns a todas as turmas participantes e somos todos vencedores. Informamos que os participantes serão contactados para entrega dos prémios, em breve através de email.


Sem comentários:

Enviar um comentário