quarta-feira, 20 de outubro de 2021

Os primeiros Cagarros já foram salvos no Corvo, Anel da Princesa e Terras do Priolo

Os primeiros juvenis de Cagarro Calonectris borealis já abandonaram o ninho, neste momento as nossas equipas do Corvo, ao Anel da Princesa e às Terras do Priolo, já resgataram 9 jovens Cagarros desorientados pela iluminação pública. Estaremos de prevenção, tal como os Parques Naturais, PSP, GNR, Terra Azul (Vila Franca do Campo) e outras entidades até ao fim da Campanha e continuaremos a Salvar Cagarros e a Fazer Amigos, sempre com a ajuda preciosa dos bravos voluntários que todas as noites nos acompanham em brigadas.


Primeiros cagarros juvenis salvos no Corvo no dia 18 de outubro

Para terminar não poderíamos deixar de agradecer a todas as entidades que tem contribuído para a minimização do impacto da poluição luminosa, afinal se mitigarmos a ameaça, prevenimos que estes amigos que se desorientam com a iluminação pública, morram por colisão, sejam predados por cães e gatos, atropelados, morram por desidratação e inclusive aumentamos a sua probabilidade de atingirem a idade adulta. Para isso muito contribui uma iluminação eficiente, com luminárias de cor amarela ou PC âmbar, luminárias direcionadas para o chão, sem vidro para diminuir a dispersão, colocação de filtros, diminuição da intensidade e a curto-prazo os apagões nos períodos críticos de saída dos juvenis, onde algumas ilhas e entidades estão a dar o exemplo. Nomeadamente, o Município do Corvo (já iniciou o apagão e realizará apagão geral na semana crítica), o Município da Madalena, o Município de Vila do Porto, Município de Ponta Delgada, a freguesia do Faial da Terra com o apoio da Câmara Municipal da Povoação, a EDA, a Lotaçor (Vila Franca do Campo), Portos dos Açores que já confirmaram que também o farão nas zonas críticas em alguns períodos, um MUITO OBRIGADA pela iniciativa.

Lembrem-se colaborem com o Governo dos Açores e Salvem um Cagarro! Façam um Amigo na Campanha mais antiga de Conservação e Educação Ambiental dos Açores, a Campanha SOS Cagarro.



Sem comentários:

Enviar um comentário