Os primeiros juvenis de Cagarro Calonectris borealis já abandonaram o ninho, neste momento as nossas equipas do Corvo, ao Anel da Princesa e às Terras do Priolo, já resgataram 9 jovens Cagarros desorientados pela iluminação pública. Estaremos de prevenção, tal como os Parques Naturais, PSP, GNR, Terra Azul (Vila Franca do Campo) e outras entidades até ao fim da Campanha e continuaremos a Salvar Cagarros e a Fazer Amigos, sempre com a ajuda preciosa dos bravos voluntários que todas as noites nos acompanham em brigadas.
Primeiros cagarros juvenis salvos no Corvo no dia 18 de outubro |
Para terminar não poderíamos deixar de agradecer a todas as entidades que tem contribuído para a minimização do impacto da poluição luminosa, afinal se mitigarmos a ameaça, prevenimos que estes amigos que se desorientam com a iluminação pública, morram por colisão, sejam predados por cães e gatos, atropelados, morram por desidratação e inclusive aumentamos a sua probabilidade de atingirem a idade adulta. Para isso muito contribui uma iluminação eficiente, com luminárias de cor amarela ou PC âmbar, luminárias direcionadas para o chão, sem vidro para diminuir a dispersão, colocação de filtros, diminuição da intensidade e a curto-prazo os apagões nos períodos críticos de saída dos juvenis, onde algumas ilhas e entidades estão a dar o exemplo. Nomeadamente, o Município do Corvo (já iniciou o apagão e realizará apagão geral na semana crítica), o Município da Madalena, o Município de Vila do Porto, Município de Ponta Delgada, a freguesia do Faial da Terra com o apoio da Câmara Municipal da Povoação, a EDA, a Lotaçor (Vila Franca do Campo), Portos dos Açores que já confirmaram que também o farão nas zonas críticas em alguns períodos, um MUITO OBRIGADA pela iniciativa.
Lembrem-se colaborem com o Governo dos Açores e Salvem um Cagarro! Façam um Amigo na Campanha mais antiga de Conservação e Educação Ambiental dos Açores, a Campanha SOS Cagarro.
Sem comentários:
Enviar um comentário