quinta-feira, 21 de outubro de 2021

Municípios e entidades açorianas aliam-se à Campanha SOS Cagarro desligando as luzes

Apagar as luzes para salvar uma ave marinha é o desafio colocado aos municípios do arquipélago dos Açores em 2021.

Numa altura em que já decorre a Campanha SOS Cagarro, da responsabilidade da Direção Regional dos Assuntos do Mar do Governo dos Açores é importante reforçar que é fundamental que se resgatem os cagarros acidentados, mas que é essencial evitar que estes caiam. Só assim se poderá garantir o futuro desta espécie, o cagarro - Calonectris borealis - e de outras aves marinhas que para além da poluição luminosa enfrentam inúmeras ameaças, tanto no mar como em terra.

A SPEA, ONG de ambiente que tem vindo a desenvolver várias ações de conservação e sensibilização em prol das aves marinhas dos Açores, no âmbito do projeto EELabs "Laboratórios de Eficiência Energética" quis reforçar esta componente com a campanha #ApagaUmaLuzSalvaUmaAveMarinha realizada através das redes sociais.




Todos os anos, a Direção Regional dos Assuntos do Mar, e este ano também a SPEA, pedem aos municípios dos Açores que se aliem a esta iniciativa realizando apagões ou reduções da iluminação nas zonas onde se registam mais quedas de cagarros e no período mais crítico para esta ave marinha que é o momento em que os juvenis de cagarro estão a abandonar os ninhos e a fazer-se ao mar. 

Estes, para evitar predadores, fazem-no de noite, mas são encadeados pelas luzes das nossas vilas e cidades provocando desorientação e a queda destas jovens aves que ficam vulneráveis à predação por cães e gatos, podem perecer por colisão, desidratação e inclusive diminuir a sua probabilidade de atingirem a idade adulta, não só nos Açores mas também na Madeira e nas Canárias.  

São vários os municípios no arquipélago que responderam positivamente ao desafio lançado pela SPEA e pelo Governo dos Açores, entre os quais se contam o Município do Corvo, pioneiro nesta ação, Santa Maria e inclusive entidades como a Lotaçor que em São Miguel irá dar a o seu contributo em Vila Franca do Campo. 

Os municípios e entidades que, até ao momento, já garantiram a sua adesão a esta iniciativa, são:

  • Ilha do Corvo
  • Madalena, Ilha do Pico
  • Ribeira Grande São Miguel
  • Câmara Municipal das Lajes das Flores
  • EDA que vai reduzir a iluminação da Central Termoelétrica do Caminho Novo, em São Jorge
  • Câmara Municipal de Santa Cruz das Flores
  • Serviços de Ilha de Santa Maria ( Direção Regional das Obras Públicas e Transportes Terrestres)
  • Junta de Freguesia do Faial da Terra, com o apoio da Câmara Municipal da Povoação
  • LotaÇor, em  Vila Franca do Campo
  • Vila Franca do Campo
  • Ponta Delgada

O nosso muito obrigada a todos por este primeiro passo para garantir a segurança da ave mais emblemática dos Açores: o cagarro. 

Estas ações inserem-se no projeto EELABS que decorre em toda a macaronésia e do qual a SPEA é parceira na Madeira e Açores, e cujo principal objetivo é o aumento do conhecimento do impacto da poluição luminosa nas aves marinhas e biodiversidade no geral e a criação de uma política de eficiência energética coordenada e eficaz para o combate dos impactos da poluição Luminosa em toda a Macaronésia. 

Sem comentários:

Enviar um comentário