quinta-feira, 12 de março de 2020

GRACE promove atividade de plantação com a SPEA

No passado dia 28 de fevereiro decorreu uma ação de plantação de espécies endémicas e nativas da Floresta Laurissilva dos Açores, no âmbito de uma atividade promovida pela Associação GRACE em parceria com a SPEA.

Esta atividade contou com a presença de 8 participantes e decorre na Mata dos Bispos, Povoação, numa das áreas intervencionada pela SPEA no projeto Life+ Terras do Priolo. A atividade teve inicio com um briefing sobre o trabalho da SPEA  e do apoio prestado pela Associação GRACE na atividade do GIRO 2.0 de plantação e manutenção das áreas já anteriormente plantadas.


A primeira parte prática desta atividade passou pela limpeza de espécies exóticas no local onde seria efetuada a plantação, trabalho este levado a cabo com precisão e rapidez por parte dos voluntários. Seguidamente, e apesar da chuva que se fazia sentir, iniciou-se a plantação de espécies nativas dos Açores e cada planta foi marcada com uma cana.



Esta marcação serve para que no futuro seja mais fácil visualizar a localização das plantações, já que as plantas exóticas desenvolvem-se de forma mais rápida que as plantas nativas. 


Apesar da atividade ter acabado mais cedo que o previsto devido à chuva intensa que se fazia sentir, foram plantadas cerca de 100 plantas em pouco menos de 45 minutos.



A SPEA agradece, uma vez mais à Associação GRACE pelo interesse demonstrado e a todos os voluntários que com a sua boa disposição e trabalho ajudaram a preservar a Floresta natural dos Açores.



Sem comentários:

Enviar um comentário