quinta-feira, 26 de março de 2020

A Primavera chegou aos viveiros da SPEA

Não parece, mas a primavera chegou! As plantas começam a florir, os dias começam a ficar mais longos, a vida continua. Fazem-se as sementeiras e cuidam-se os terrenos. A vida surge numa pequena semente que começa a rebrotar à procura de luz. As plantas continuam o seu ciclo, tal como nós vamos continuar.

É o caso dos viveiros de produção de plantas da SPEA na ilha do Corvo e em São Miguel, onde já se podem observar as primeiras germinações de plantas nativas dos Açores.

No caso dos viveiros da SPEA no Corvo já podemos ver o Saguinho (Frangula azorica), a Urze (Erica azorica), a Faia (Morella faia) e a tão rara e belíssima Não-me-esqueças (Myosotis maritima).
A produçao atual conta com 1264 não-me-esqueças (Myosotis maritima), 15 sanguinhos (Frangula azorica), 647 urzes (Erica azorica) e 64 faias (Morella faya).

Faia (Morella faya)

Não-me-esqueças (Myosotis maritima)

Sanguinho (Frangula azorica)

Urze (Erica azorica)

No caso dos viveiros de produção de plantas do projeto LIFE IP Azores Natura, em São Miguel, já se pode observar germinação das espécies nativas e ao longo das próximas semanas irá ser feita a contagem da plantas existentes e que mais tarde serão utilizadas na recuperação do habitat natural do priolo, a Floresta Laurissilva dos Açores.


Queiró (Calluna vulgaris)

Malfurada (Hypericum foliosum)

Sargasso (Luzula purpureosplendens)

Malvavisco (Pericallis malvifolia)


A produção de plantas nativas continua!

Sem comentários:

Enviar um comentário