quarta-feira, 30 de maio de 2018

Lua-de-mel no Corvo VI

O casal de cagarros Calonectris borealis mais famoso do mundo está de volta para mais uma Lua-de-mel directamente da ilha do Corvo. Esta é já a 6ª edição que este casal que já teve 4 crias (2 das posturas não tiveram sucesso, a primeira em 2011 tendo a cria sido predada por um gato e a 4 que não chegou a eclodir, uma vez que o ovo partiu-se acidentalmente) que com sucesso abandonaram o ninho é seguido em directo e online através da rede 4G cedida pela Altice, um dos parceiros que colabora neste projecto desde 2011 no âmbito do projecto e pós-projecto LIFE Ilhas Santuário para as Aves Marinhas. Este projecto tem ainda a parceria da Direcção Geral dos Assuntos do Mar e da Câmara Municipal do Corvo.

Progenitora antes da postura do ovo

Junte-se a nós e aos mais de 69 000 seguidores de 70 nacionalidades diferentes e ajude-nos a chegar aos 100 000 seguidores, dando a conhecer aquela que é a ave marinha mais abundante e mais emblemática dos Açores. 

Para o fazer basta ir a http://cagarro.spea.pt/, onde neste preciso momento a fêmea se encontra no ninho para a postura do ovo que está para breve, sendo depois substituída pelo macho, nesta que é uma incubação partilhada de cerca de 50-55 dias, e se tudo correr como esperado a cria eclodirá no final de Julho (à partida entre o dia 20-25), com mais uma vez os progenitores a partilharem os cuidados parentais até aproximadamente 1-2 semanas antes da mesma abandonar o ninho (final de outubro) rumo ao Brasil, regressando à colónia onde nasceu 5-7 anos depois para também ela iniciar a sua lua-de-mel.

Sem comentários:

Enviar um comentário