quarta-feira, 30 de maio de 2018

A bordo com as aves marinhas dos Açores

De 11 a 21 de Maio uma equipa da SPEA esteve a bordo do navio NRP “Almirante Gago Coutinho” que se encontra nos Açores a realizar o mapeamento hidrográfico do fundo marinho no âmbito da extensão da plataforma continental. O convite a colaborar nos trabalhos surgiu por parte da Fundação Oceano Azul e teve como objectivo monitorizar a população de aves marinhas nas águas açorianas, sendo que maioritariamente a monitorização ocorreu na maior IBA (área importante para as aves) marinha dos Açores (IBA marinha Corvo e Flores PTM05, 2.104km2). A monitorização baseou-se na metodologia ESAS (European Seabirds at Sea, Camphuysen & Garthe, 2004) que desde o início dos anos 80 permite uma recolha de informação uniforme na Europa, através de censos a bordo e censos aéreos.

Observador a realizar contagem seguindo a metodologia ESAS
Foto: T.Pipa
Observadora a registar a informação da contagem seguindo a metodologia ESAS
Foto: Carlos Silva

Esta metodologia permitir obter padrões de distribuição, abundância relativa, identificar áreas de forageio, observar comportamentos e associações entre espécies na teia trófica (exemplo, aves marinhas, tunídeos, cetáceos) e também interacções com as actividades humanas (frota pesqueira, transporte, etc.). Informação relevante para a actualização das áreas marinhas importantes para as aves marinhas (IBAs marinhas) e incrementam a informação recolhida no âmbito do projecto
MISTIC SEAS II  (coordenado pelo Fundo Regional para a Ciência e Tecnologia, tendo como parceiro a Direcção Regional para os Assuntos do Mar, nos Açores) que está neste momento a testar as metodologias de monitorização nas colónias de nidificação de algumas das espécies observadas  no âmbito do 2º ciclo da implementação da Directiva Quadro Estratégia Marinha.

Transecto junto à Ponta do Marco, ilha do Corvo
Foto: T.Pipa

Foi ainda possível recolher informação sobre a observação de cetáceos, tartarugas e lixo marinho, seguindo a metodologia do Programa de Observação para as Pescas dos Açores . 

No total foram observadas regularmente 9 espécies de aves marinhas, sendo 8 delas nidificantes (cagarro Calonectris borealis, estapagado Puffinus puffinus, gaivota-de-patas-amarelas Larus michahellis atlantis, garajau-comum Sterna hirundo, garajau-rosado Sterna dougalliifrulho Puffinus lherminieri, alma-negra Bulweria bulwerii e painhos Hydrobates sp. por ordem decrescente de abundância), e uma pardela sombria Ardenna grisea um migrador de passagem que se desloca para o Atlântico Noroeste após terminar a época de nidificação (outubro a abril) nas Malvinas/Falklands para efectuar a muda de penas no período não reprodutor. E ainda cetáceos (cachalote Physeter macrocephalus, baleia-de-bossas Megaptera novangliae, baleia-comum Balaenoptera physalus, roaz-corvineiro Tursiops truncatus e golfinho-comum Delphinus delphis) e a tartaruga-boba Caretta caretta.

Cagarros pousados na água

Para terminar fica um agradecimento especial a toda a tripulação do navio 
NRP “Almirante Gago Coutinho”  pela excelente recepção e desejar bom resto de campanha a todos.

Sem comentários:

Enviar um comentário