quarta-feira, 30 de maio de 2018

Priolo - Ave do ano em 2008

Há dez anos atrás, o priolo foi escolhido pela SPEA como ave do ano 2008. Esta campanha de divulgação anual teve a sua primeira edição em 2007, sendo o roque-de-castro Hydrobates castro (roquinho para os amigos) a ave escolhida nesse ano.
Publicação no âmbito do LIFE Priolo
Foi igualmente  reconhecido através de uma emissão filatélica, lançada pelos CTT a nível mundial a 28 de maio de 2008, dedicada unicamente ao priolo.  Tendo especial simbolismo visto que coincidiu com a campanha da SPEA e permitiu que a imagem do priolo circulasse por todo o mundo sendo um importante contributo para a divulgação da espécie.
Selo com ilustração de José Projecto.
Nesta altura, em 2008, o primeiro projeto LIFE, coordenado pela SPEA, para a proteção do priolo (LIFE Priolo) já se encontrava na fase final. E o priolo era o passeriforme mais ameaçado na Europa e a segunda ave mais rara deste continente. Com efeito, o projeto LIFE Priolo foi o primeiro passo para o início da recuperação desta espécie que hoje, após 15 anos de trabalho e três projetos LIFE, aumentou o seu efetivo populacional e viu o seu estatuto de conservação revisto duas vezes e melhorado de «Criticamente Ameaçado» para «Em Perigo» e hoje para «Vulnerável» (IUCN). O priolo pode ser encontrado unicamente na ilha de São Miguel, nos Açores, nas belas montanhas da zona este desta ilha, na floresta Laurissilva dos Açores. Saiba mais sobre o projeto a decorrer para a sua conservação - LIFE Terras do Priolo.

Em 2018, a escolha da Ave do Ano recaiu sobre outra espécie ameaçada, considerada Em Perigo pelo Livro Vermelho dos Vertebrados de Portugal - a Águia-perdigueira ou Águia de Bonelli (Aquila fasciata). Esta espécie é visada noutro projeto LIFE do qual a SPEA é parceira – LIFE RUPIS, com várias ações de divulgação e sensibilização na Zona do Douro Internacional e em Sintra no Festival ObservArribas.

Sem comentários:

Enviar um comentário