quinta-feira, 30 de abril de 2015

Painho-de-monteiro: oportunidades e desafios

De 20 a 22 de Abril realizou-se na ilha Graciosa o Workshop “Painho-de-monteiro”: oportunidades e desafios". Este workshop é parte do Projecto Painho-de-monteiro (fase 1) inserido no programa "Preventing Extinctions" (PEP) da Birdlife International e foi a rampa de lançamento para o recém aprovado LIFE EuroSAP coordenado pela Birdlife Internacional, no qual a SPEA é a parceira portuguesa e onde serão preparados plano de ação para o painho-de-monteiro e outras espécies europeias com estatuto de proteção prioritário.

Esta foi a oportunidade perfeita para juntar as entidades envolvidas na conservação do Painho-de-monteiro Hydrobates monteiroi e, além de fechar o projecto Painho-de-monteiro (fase I), dar início à elaboração do Plano de Acção para a espécie que será produzido no projecto LIFE EuroSAP. No workshop estiveram presentes o Parque Natural da Ilha Graciosa (PNIG), a Câmara Municipal de Santa Cruz da Graciosa, o Departamento de Oceanografia e Pescas (DOP), a Universidade de Coimbra, Joël Bried (antigo colaborador do DOP e um especialista em aves marinhas), o Turismo dos Açores e a SPEA como entidade organizadora. No primeiro dia foi realizada uma visita, guiada pelo DOP e PNIG, ao ilhéu da Praia, principal colónia da espécie, com a realização da marcação de ninhos naturais e observação de alguns dos 150 ninhos artificiais instalados ao longo dos últimos anos neste local.


Foto: Joaquim Teodósio

Nos dias seguintes, o workshop decorreu com as apresentações de todas as entidades envolvidas sobre a importância da espécie e os trabalhos de conservação já desenvolvidos ao longo de mais de 20 anos, e que começaram com o falecido Doutor Luís Monteiro. Foram ainda apresentados os resultados do ano transacto e realizados no âmbito do PEP. O workshop serviu para avançar na revisão do draft-report do estado actual de conservação da espécie e que será o ponto de partida para o já referido Plano de Acção a realizar no âmbito do LIFE EuroSAP.


Foto: Joaquim Teodósio

O workshop foi ainda uma oportunidade para sensibilizar a população local, através de uma sessão pública que decorreu no dia 21, na qual estiveram presentes cerca de 50 pessoas, entre as quais 6 alunos do 8ºano da Escola Básica e Secundária da Graciosa que participaram no Concurso "Painho-de-monteiro: um símbolo para a ilha Graciosa". 

Foto: Joaquim Teodósio

Fotos: Joana Andrade

No total foram 50 os alunos participantes, destes, 12 foram seleccionados para expor os trabalhos durante a sessão pública e inclusive os 6 melhores foram convidados a apresentar para os presentes os seus trabalhos. Desafio corajosamente aceite pelos alunos tendo todos recebido uma lembrança por parte da organização e um pequeno prémio para os 3 melhores.



Fotos: Joana Andrade

De ressalvar o apoio do Parque Natural da ilha Graciosa, assim como da Câmara Municipal e claro das entidades envolvidas, DOP, Turismo dos Açores, Escola Básica e Secundária da Graciosa, em especial dos alunos que foram a voz do Painho-de-monteiro, a quem desde já agradecemos.


Fotos: Joana Andrade

Após estes dias de trabalhos, a equipa da SPEA deslocou-se ao ilhéu de Baixo (segunda colónia confirmada da espécie, para além do referido ilhéu da Praia) onde foram contruidos 51 ninhos artificiais para o Painho-de-monteiro. Foi também monitorizada a população reprodutora de Gaivota-de-patas-amarelas Larus michaellis atlantis tendo sido contabilizadas mais de 200 gaivotas e ninhos. Realizaram-se ainda escutas nocturnas, onde para além dos habituais cagarros, Calonectris borealis, painhos e frulhos Puffinus iherminieri ecoaram pela noite dentro.

Foto: Carlos Silva





Estes trabalhos no âmbito do PEP são agora a ponte para verificar a situação actual da espécie (estatuto de conservação desfavorável, ainda para mais quando a sua área de nidificação e distribuição é muito restrita, estando por esta razão muito susceptível às diversas ameaças) e contribuir futuramente para a elaboração do seu Plano de Acção, o objectivo principal do projecto LIFE EuroSAP durante os próximos 3 anos. Este projecto é fulcral para identificar ações e coordenar esforços que permitirão garantir a salvaguarda deste símbolo natural da ilha Graciosa, mas também dos Açores, com o apoio do DOP/Universidade dos Açores e do PN Graciosa.

Foto: Joana Andrade



Sem comentários:

Enviar um comentário