quinta-feira, 30 de abril de 2015

Um ano de Dias RAM nos Açores

A 10 de maio de 2014 implementou-se a Rede de observação de Aves e Mamíferos Marinhos (RAM) nos Açores, com dois pontos de observação, um na Ilha do Corvo, nos Moinhos, e outro no Farol do Arnel, no Nordeste em São Miguel.

A RAM é uma rede de monitorização de aves que se iniciou ao largo das costas Cantábricas e Galegas e atualmente foi alargada a toda a Península Ibérica, incluindo a costa continental portuguesa e os arquipélagos da Madeira e Açores.

Dias RAM - Moinhos do Corvo

Os Dias RAM são dias de observação de aves e mamíferos marinhos. Nestes dias os observadores distribuem-se em diferentes locais da costa, preferencialmente no mesmo horário, para registar todas as passagens de aves, incluindo características como: espécie, número de indivíduos, direção de voo, idades, etc. Estes pontos são assegurados por observadores experientes mas é fundamental o apoio de voluntários. Um ano após o seu início, os dias RAM já mobilizaram 44 voluntários em São Miguel e 16 voluntários no Corvo.

Os Dias RAM contabilizaram em São Miguel até ao momento um total de 15.247 aves de 8 espécies diferentes(*), sendo que 14.600 foram cagarros (Calonetris borealis). No Corvo, foram registados até ao momento 18.375 aves de 13 espécies diferentes (**), com 142 estapagados Puffinus puffinus (nos Açores nidifica apenas no Corvo e nas Flores) e onde os cagarros foram predominantes com os números a atingirem as 16.435 observadas.

Dias RAM - Farol do Arnel, Nordeste

Queremos agradecer a todos os voluntários que colaboraram connosco. A participação nesta rede é livre e voluntária a todos os que tenham interesse e queiram aprender um pouco mais sobre as aves marinhas dos Açores. Um agradecimento também à Capitania do Porto de Ponta Delgada/Marinha pela autorização de utilização do espaço do Farol do Arnel no Nordeste, bem como à equipa de faroleiros.
Dias RAM - Moinhos do Corvo

As restantes datas em 2015 já estão definidas: 9 maio, 6 junho, 4 julho, 1 agosto, 5 setembro, 3 outubro, 7 novembro, 12 dezembro. Quem quiser participar pode enviar um email para centropriolo@spea.pt (São Miguel) ou tania.pipa@spea.pt (Corvo).

Saiba mais sobre os Dias RAM em Portugal aqui.


Farol do Arnel, Nordeste
                 
(*) Listagem de espécies observadas no Farol do Arnel, Nordeste
Calonectris diomedea
Larus marinus
Larus michahellis
Larus sp.
Morus bassanus
Stercorarius parasiticus
Stercorarius pomarinus
Stercorarius skua
Stercorarius sp.
Sterna hirundo

(**) Listagem de espécies observadas nos Moinhos, Corvo
Calonectris borealis
Puffinus puffinus
Puffinus iherminieri
Platalea leucorodia
Ardea cinerea
Egretta garzetta
Morus bassanus
Numenius phaeopus
Arenaria interpres
Larus hyperboreus
Larus melanocephalus
Larus michahellis
Sterna hirundo

Sem comentários:

Enviar um comentário