segunda-feira, 27 de abril de 2015

LIFE+ Terras do Priolo recebe visita do Secretário Regional da Agricultura e Ambiente

O projecto LIFE+ Terras do Priolo recebeu na passada 6ª feira a visita do Secretário Regional da Agricultura e Ambiente. Foi possível percorrer algumas das áreas de intervenção deste projecto que decorre nos concelhos do Nordeste e Povoação (as Terras do Priolo). 

O Secretário Regional visitou, na companhia da equipa de projecto e diversos elementos das entidades envolvidas, algumas das ações que estão a ser desenvolvidas no âmbito deste LIFE+ que procura não só dar continuidade ao extenso trabalho desenvolvido na última década para recuperação do priolo e do seu habitat, mas também testar metodologias que permitam optimizar a gestão destas áreas naturais a médio/longo prazo, bem como a utilização das espécies de plantas dos Açores em ações em que normalmente podem não ser tidas em conta. 

Neste caso a visita iniciou-se por uma área onde estão a ser testadas diferentes metodologias de engenharia natural para estabilização de derrocadas e taludes incluindo hidrosementeira e plantação de espécies de altitude dos Açores, procurando assegurar a recuperação funcional e ecológica das áreas. Estas soluções poderão ser aplicadas futuramente, quer em áreas naturais de habitats protegidos reduzindo a sua degradação, quer em outras áreas mais humanizadas promovendo a recuperação dos locais e a utilização da vegetação natural dos Açores. 




Neste local, localizado numa área do Parque Natural de São Miguel (PNSM) no concelho da Povoação, foi possível observar a evolução dos trabalhos bem como uma explicação das diferentes metodologias em teste.

Ao longo da Serra da Tronqueira foi também possível ao Secretário conhecer em maior detalhe outras das intervenções em curso nas Terras do Priolo, quer ao nível da recuperação de habitat de laurissilva e sua articulação com o processo em curso de gestão e certificação do perímetro florestal que está a ser conduzido pela Direção Regional de Recursos Florestais (DRRF), quer ao nível da visitação do PNSM com o estudo do possível aproveitamento de parte da rede de trilhos de trabalho existente para promover mais alternativas de visitação desta área de elevado valor natural e paisagístico.


Em Santo António de Nordestino, foi visitado o viveiro do projecto para produção de plantas dos Açores que em conjunto com o viveiro dos Serviços Florestais do Nordeste vai produzir as plantas e sementes necessárias para recuperação das áreas que estão a ser (e vão ser) recuperadas pelo projecto. Este espaço, em fase final de instalação, está localizado na estação de Desenvolvimento Agrário de Santo António. O viveiro está dotado de uma estufa, uma estufa de sombra e uma área de canteiros para sementeira e para instalação de áreas que servirão de "pomares" de sementes que serão importantes para a recuperação das áreas mais degradadas pela invasão de espécies introduzidas como a conteira ou o incenso. Foi possível também a apresentação de algum do equipamento que está a ser utilizado no projecto no sentido de optimizar os trabalhos.



 A última etapa da visita decorreu no Planalto dos Graminhais na área de turfeiras recuperadas no âmbito do projecto LIFE+ Laurissilva Sustentável que decorreu de 2009 a 2013. Os trabalhos realizados tiveram como objectivo recuperar uma área de 80ha deste habitat protegido a nível europeu e essencial no ciclo hídrico onde atua como uma esponja que permite a recolha das chuvas e a sua infiltração lenta nos solos recarregando as nascentes. As intervenções realizadas procuraram reverter o processo de degradação e secagem das turfeiras, encerrando valas e caminhos antigos, abrandando a escorrência das águas em áreas de erosão elevada e removendo espécies de plantas invasoras. Atualmente, decorrem apenas trabalhos pontuais de manutenção da área por parte da SPEA e dos acessos ao planalto por parte da DRRF, existindo ainda trabalho potencial para acelerar a recuperação desta importante área protegida.


O projeto LIFE + Terras do Priolo resulta de uma parceria entre a Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves (SPEA) e a Secretaria Regional da Agricultura e Ambiente, com a contribuição do instrumento financeiro LIFE da Comunidade Europeia. É coordenado pela SPEA em parceria com a Secretaria Regional do Ambiente e do Mar mas tem vindo a envolver outras entidades para além destas, nomeadamente três das direções regionais desta secretaria (Ambiente, Recursos Florestais e Agricultura), a Câmara Municipal do Nordeste, a Direção Regional de Turismo e também recentemente a Direção Regional de Obras Públicas. 

Pretende contribuir para a gestão do sítio da Rede Natura2000 ZPE Pico da Vara/ Ribeira do Guilherme, inserido no Parque Natural de Ilha de São Miguel, através da implementação de medidas inovadoras de gestão e restauração da floresta Laurissilva, monitorização da população do priolo e da biodiversidade, gestão do uso público, sensibilização das populações e promoção da sustentabilidade a longo prazo.

A recuperação, monitorização e gestão da ZPE contribui para a conservação efetiva da população mundial de Priolo (Pyrrhula murina) que se encontra restrita apenas a esta área protegida da ilha de São Miguel, nos Açores.

Link para a notícia da visita divulgada na Rádio Atlântida aqui


Sem comentários:

Enviar um comentário