quinta-feira, 16 de outubro de 2014

Formação de escalada no LIFE Terras do Priolo

A equipa do LIFE+ Terras do Priolo iniciou na semana passada uma formação de escalada que irá permitir a realização em segurança de trabalhos de recuperação de áreas de Laurissilva em zonas de elevado declive, como derrocadas e encostas de linhas de água.





Muitas das áreas de vegetação natural que dão abrigo e alimento ao Priolo, situam-se em zonas de grande declive e difícil acesso. Foram também estas características que, ao longo dos séculos, limitaram a destruição da floresta nativa na sua totalidade pelas pessoas e gado libertado na montanha. No entanto, estas características não impediram a proliferação de espécies de flora exótica invasora, cujas sementes são muitas vezes transportadas pelo vento ou pelas aves.


O declive muito elevado destas encostas tem impedido a intervenção em áreas importantes de laurissilva. Por outro lado estes locais com declives muito elevados funcionam atualmente como focos de dispersão da flora invasora para as áreas recuperadas nos últimos anos. A intervenção destas áreas, muitas delas antigas derrocadas ou linhas de água, é urgente mas impossível de realizar em segurança sem a utilização de material e técnicas adequadas. A formação em escalada e trabalho em altura é fundamental para a realização deste trabalho e para a recuperação com maior eficácia das zonas de habitat em melhor estado.


A formação irá decorrer ao longo deste mês de outubro e irá permitir a constituição de uma equipa de intervenção com capacidade de atuar em segurança nestas áreas mais complicadas, algo essencial ao longo do projecto e importante na manutenção e gestão das áreas naturais a médio e longo prazo.  

Sem comentários:

Enviar um comentário