quinta-feira, 22 de fevereiro de 2024

Os viveiros de produção de plantas em números

O viveiro de plantas nativas da SPEA, nos Açores, produziu em 2023 mais de 32.000 plantas de 20 espécies nativas, entre elas, espécies arbóreas arbustivas e algumas plantas herbáceas.

Para 2023, o desafio delineado para os viveiros de produção de plantas não era a quantidade de plantas produzidas, mas sim qualidade das plantas. O objetivo era ter plantas mais saudáveis, ou seja, sem os problemas fitossanitários tão comuns. 

Estufa de produção de plantas

Viveiro exterior para aclimatização de plantas

De forma a conseguir cumprir os objetivos propostos, foi seguido um plano de fitossanidade vegetal, onde for possível verificar, que as plantas em viveiro em 2023 estavam com muito menos problemas a nível de fungos, insetos, falta de nutrientes, entre outros. Para além disso, a implementação deste plano permitiu até, em alguns casos, ter-se maiores taxas de germinação de cada espécie e até crescimentos anuais, permitindo ter plantas de maior tamanho em menos tempo, como o caso do Cedro-do-mato (Juniperus brevifolia), Louro (Laurus azorica) e o Azevinho (Ilex azorica).


                                                    Cedro-do-mato (Juniperus brevifolia)

Azevinho (Ilex azorica)

Louro (Laurus azorica)

Por fim, em 2023 foram plantadas mais de 37.700 plantas na área da Mata dos Bispos, área esta que está a ser intervencionada no âmbito do projeto LIFE IP Azores Natura. No total, desde o inicio do projeto em 2019, já foram plantadas mais de 88.400 plantas só nesta área de intervenção.

Plantas com mais de 2 anos numa das áreas intervencionadas pelo projeto


Sem comentários:

Enviar um comentário