quinta-feira, 25 de janeiro de 2024

SPEA faz plantação de endémicas com Lions Club do Nordeste

No passado sábado, dia 20 de janeiro, efetuou-se uma ação de plantação no parque de Endémicas do Miradouro do Pelado, na Lomba da Fazenda. Esta ação de plantação foi realizada em parceria com os Lions Club do Nordeste e a Junta de Freguesia da Lomba da Fazenda. 




O terreno para a plantação foi recuperado e preparado pela Junta de Freguesia da Lomba da Fazenda, numa área que se encontrava sem plantas e degradada. Neste parque algumas espécies nativas desapareceram com o tempo, como é o caso do Pau branco, e por isso a SPEA decidiu reforçar este local com a plantação. 

Esta ação contou com mais de 40 participantes, que colaboraram com a plantação de mais de 100 plantas entre as quais, Pau branco, Faia da terra, Urze e algumas herbáceas que não existem no local, nomeadamente a Azorina ou vidália, Ammi seubertianum (Pé de pomba costeira). 

Depois da plantação, ainda se espalharam 2,5kg de sementes de urze e bracel da rocha, recolhidas naquele local em 2022, permitindo assim que o parque de endémicas tenha uma maior diversidade de plantas nativas costeiras.

No final da atividade alguns dos participantes visitaram o viveiro de plantas nativas da SPEA, localizado em Santo António de Nordestinho, onde puderam ficar a conhecer os desafios inerentes à produção de cada espécie nativa, assim como o processo que vai desde a recolha de sementes até à saída da planta do viveiro. 


Foi com muito gosto que a SPEA participou nesta parceria e agradece ao Lions Club do Nordeste e à Junta de Freguesia da Lomba da Fazenda a ajuda na recuperação deste parque de endémicas. 


Sem comentários:

Enviar um comentário