quinta-feira, 25 de janeiro de 2024

Já temos os resultados dos inquéritos do Natura@night na Graciosa

Entre outubro 2022 e maio 2023 foram realizados os inquéritos sobre poluição luminosa em todos os arquipélagos da Macaronésia, mais concretamente, nos 8 municípios parceiros do projeto LIFE Natura@night, com o objetivo de ter um base para as perceções da população sobre esta problemática.


Os objetivos principais foram:

1) Avaliar as percepções das populações sobre Poluição Luminosa e as suas consequências.

2) Conhecer as preferências da população sobre iluminação artificial e iluminação publica.

3) Medir o apoio da população a formas de iluminação menos poluentes e as medidas de mitigação.

Estes resultados permitiram avaliar como muda a perceção das pessoas relativamente às mudanças na implementação das ações de conservação e disseminação previstas para o projeto.

O município alvo do projeto nos Açores é o Município de Santa Cruz da Graciosa. O número de respostas obtidas foi principalmente presencial e numa base anónima e voluntária. Alguns dos resultados obtidos da população de Graciosa são apresentados a seguir:

95% das pessoas inquiridas considera a Poluição Luminosa um problema “Bastante ou muito importante” para as Pessoas, Biodiversidade e Economia.

Grande parte dos inquiridos já tinha ouvido falar de poluição luminosa (70%), associando-a ao excesso de luz artificial.

Existe uma elevada preocupação com a biodiversidade, especialmente sobre aves marinhas, e uma grande importância atribuída à possibilidade de observar o céu noturno.

Há uma aparente preferência por luz branca em relação à luz amarela, apesar de ser considerada mais poluente. No entanto, 80% apoia a utilização de luzes de cores quentes/amarelas.

As luzes de áreas residenciais e de parques e jardins públicos são consideradas as mais indispensáveis. Para pelo menos 61% dos inquiridos, todas as outras, incluindo luzes festivas e de natal, de áreas desportivas e áreas comerciais, podem ser reduzidas.

Apesar da satisfação dos inquiridos com nível de iluminação pública, 95% concordam com a sua redução entre a 00:00 e as 06:00. Este período corresponde ao período de menor utilização de iluminação pública indicado pelos inquiridos.

Há um grande apoio a todas as outras medidas de mitigação apresentadas (>78%).

Os inquiridos mostram-se dispostos a colaborar na mitigação dos efeitos da poluição luminosa, através de ações individuais.




Agradecemos a todos os envolvidos neste trabalho, e esperamos que os resultados aqui apresentados possam servir de motivação à mudança, tornando a iluminação pública mais eficiente e menos poluente, em prol das pessoas, da biodiversidade e da economia.

Este estudo foi possível graças à colaboração da população, que se mostrou disponível a responder a este inquérito. O apoio do Município de Santa Cruz da Graciosa e outras entidades envolvidas foi também essencial para que este inquérito chegasse a mais munícipes. 

Se estiver interessado em saber mais sobre os resultados obtidos em Santa Cruz da Graciosa ou em qualquer outro Município parceiro deste projeto, não hesite em consultar este link.

Para o segundo semestre de 2024, teremos uma segunda ronda de inquéritos…fiquem atentos e participem!

Mais informação em: www.naturaatnight.spea.pt.


Sem comentários:

Enviar um comentário