quinta-feira, 9 de fevereiro de 2023

SPEA comemorou Dia Mundial das Zonas Húmidas com visita ao Planalto dos Graminhais

No passado dia 4 de fevereiro a SPEA organizou, no âmbito da comemoração do Dia Mundial das Zonas Húmidas, uma visita guiada ao Planalto dos Graminhais, situado na freguesia da Achada, Nordeste.



Com o ponto de encontro na Ribeira dos Caldeirões e com perspectiva de tempo ameno para a realização da visita, foram 8 os aventureiros iniciaram este passeio a 200m de altitude, parando apenas a cerca de 900m de altitude do Planalto dos Graminhais. Ora se a perspectiva inicial era de bom tempo, a cerca dos 800m de altitude o nevoeiro e a chuva intensa marcaram presença. Mas nem mesmo assim estes aventureiros desistiram. 


Chegados ao local, deu-se uma explicação sobre os trabalhos de conservação, levados a cabo pela SPEA, naquele local, nomeadamente a retirada do gado, construção de diques de retenção de água, melhoria do estado do trilho que passa pelos graminhais. Finalmente a chuva e nevoeiro deram tréguas e foi possível visualizar um pouco do trabalho ali realizado. 


No final, ainda houve tempo para uma breve explicação sobre o ciclo da água e a importância das turfeiras para a saudável manutenção deste ciclo, assim como a importância da sua preservação para as populações locais. 

Infelizmente, a visita terminou com chuva torrencial e com os magníficos aventureiros totalmente encharcados, tal como o habitat das turfeiras.



Sem comentários:

Enviar um comentário