sexta-feira, 27 de janeiro de 2023

Centro Ambiental do Priolo marca 15º aniversário com atividades para todos os gostos

No Dia Mundial da Educação Ambiental, o Centro Ambiental do Priolo lançou um programa de atividades que irá estender-se ao longo de todo o ano, para celebrar o seu 15º aniversário. Desde visitas guiadas a palestras, exposições e atividades outdoor, não faltarão oportunidades para descobrir e celebrar o priolo, aqueles que o salvaram da extinção, e a Natureza deslumbrante deste recanto de São Miguel.

Inaugurado em dezembro de 2007, no âmbito do projeto LIFE Priolo, o Centro Ambiental do Priolo rapidamente se tornou ponto de passagem obrigatório para visitantes, e ponto de referência para escolas e comunidade local. Localizado no Nordeste, em São Miguel, e coordenado pela Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves (SPEA), este espaço interpretativo é atualmente um Centro Associado de Ciência da Região Autónoma dos Açores, com a missão de promover a biologia da conservação através do exemplo da conservação do priolo, uma das duas espécies de aves que apenas existem nos Açores. Aqui, os visitantes podem descobrir a história desta pequena ave e de como se conseguiu salvar da extinção através da conservação do seu habitat. 


Ao longo destes 15 anos,  o Centro Ambiental do Priolo já recebeu mais de 32000 visitantes de várias nacionalidades, mas em especial portugueses, e desenvolveu um extenso trabalho de educação ambiental nas escolas de São Miguel, realizando perto de 700 atividades que envolveram mais de 31 mil alunos. A equipa do Centro realizou ainda outras 700 atividades, especialmente destinadas à população local, e nas quais participaram  33177 pessoas. Pelo Centro passaram, ainda, ações como as 4 edições do Atlas do Priolo, o Fim-de-Semana da Biodiversidade, a Priolo Fest, as Jornadas do Priolo, a BirdRace Açores, o Censo de Milhafres, o Censo de Aves Comuns, os Dias RAM e o Atlas das Aves Nidificantes.

“O sucesso do Centro Ambiental do Priolo é fruto do trabalho árduo de todos os que o apoiaram e que por ele passaram ao longo dos anos, a quem agradecemos todo o empenho”, frisa Azucena de la Cruz, coordenadora da SPEA Açores. “Agradecemos também a todas as instituições, entidades e parceiros que contribuíram para este percurso notável do Centro Ambiental do Priolo, que nos traz muito orgulho. Com o apoio de todos, esperamos continuar a fazer do Centro um marco na região e um exemplo a nível internacional.”

Para saber das diversas atividades planeadas neste ano de celebração do 15º aniversário do Centro Ambiental do Priolo, basta acompanhar a página web do Centro Ambiental do Priolo em www.centropriolo.com.


Fotos: SIARAM

Sem comentários:

Enviar um comentário