quinta-feira, 17 de novembro de 2022

SPEA Açores instala sistema de monitorização remoto no Planalto dos Graminhais

No âmbito do projeto LIFE IP Azores Natura, a SPEA instalou durante esta semana um sistema de monitorização da dinâmica hídrica das turfeiras no Planalto dos Graminhais, ilha de São Miguel. O objetivo é acompanhar e avaliar o restauro ecológico de uma área de 4 hectares, que inclui duas linhas de água e uma microbacia hídrica localizada em uma zona dominada por turfeira.

O sistema de monitorização recentemente instalado consiste em três estações posicionadas na turfeira com sensores que recolhem dados de pluviosidade, temperatura e nível de água. As estações funcionam de forma remota, alimentadas por energia solar, e que recolhe dados a cada hora. Os dados são enviados para um servidor e é possível aceder a eles por meio de uma plataforma na internet. O envio de dados para um servidor dispensa a visita regular das estações pelos técnicos da SPEA, o que poderia provocar um impacto negativo na turfeira devido ao pisoteio. A instalação das estações também foi realizada utilizando principalmente materiais naturais de forma a reduzir o impacto no ambiente.

A partir dos dados obtidos será possível perceber como funciona a dinâmica hídrica da turfeira, desde a entrada de água por meio da chuva até a sua infiltração e escoamento na seção superior da bacia hídrica. Assim, será possível avaliar os efeitos da recuperação das linhas de água em termos de serviços dos ecossistemas relacionados à regulação e abastecimento de água.

A próxima etapa será a instalação de um sensor no leito de uma das linhas de água que recolherá dados de fluxo de água. Este sistema já se encontra a recolher dados referentes à situação anterior as intervenções de restauro ecológico previstas no LIFE IP Azores Natura para esta área, e continuará a recolher dados durante e após a intervenção. Isto permitirá ter informação sobre a evolução hidrológica dos habitats e da linha de água ao longo de todo o processo de restauro e após a conclusão do mesmo.

Sem comentários:

Enviar um comentário