quinta-feira, 17 de novembro de 2022

Brigadas na Graciosa no âmbito Natura@night

Os técnicos da SPEA Açores estiveram na Graciosa, de 24 de outubro a 5 de novembro para realizar sessões de sensibilização sobre o impacto da poluição luminosa e realizar brigadas de resgate sistemáticas de juvenis de cagarro (Calonectris borealis), na localidade do Carapacho. 

Foto: Yasmin Redolosis

Todas as ações foram feitas em parceria com a Câmara Municipal de Santa Cruz da Graciosa (CMSCG) e com o Parque Natural de Ilha da Graciosa (SAACG), no âmbito do projeto LIFE Natura@night que visa reduzir a poluição luminosa que afeta as áreas protegidas dos arquipélagos da Madeira, Açores e Canárias. 

As primeiras brigadas de resgate sistemáticas tiveram lugar nos mesmos dias e nas mesmas horas da noite em todos os municípios dos três arquipélagos envolvidos no projeto. Durante as 13 noites em que a SPEA este na Graciosa, contou com a ajuda importante de vários voluntários, sem os quais seria difícil ajudar estas crias nos seus primeiros voos.

Alguns dos resultados obtidos:
- 4 km percorridos diariamente, num total de 52 km.
- 27 Cagarros salvos.
- 11 voluntários locais envolvidos.

                                                              Foto: Yasmin Redolosis

Entre as sessões de sensibilização, destacamos 4 palestras que fizemos para explicar às pessoas porque os cagarros caem nesta altura do ano e como podemos ajudá-los. Foram realizadas 2 palestras abertas ao público e outras 2 na EBS de Santa Cruz.

Foto: Luzia Cordeiro

Foto: Madalena Picanço

Além disso, deixamos com o CMSCG a coleção entomológica de alguns dos insetos mais representativos que foram recolhidos nas armadilhas luminosas no verão passado e nas zonas de RN2000 da Graciosa, como parte da ação A9 do projeto.

                                         
                                                       Foto: Yasmin Redolosis

Para além das referidas brigadas de salvamento e outras ações de sensibilização, conseguimos realizar inquéritos presenciais sobre a poluição luminosa entre a população local.

Se ainda não tiver feito o inquérito, convidamo-lo a preencher o inquérito em AQUI

                                        
                                                     Foto: Yasmin Redolosis

Queremos agradecer todos os voluntários das brigadas e as todos os que se voluntariaram para realizar o inquérito.

                                  
                                                                Foto: Luzia Cordeiro

                                  
Foto: Yasmin Redolosis

Sem comentários:

Enviar um comentário