quinta-feira, 20 de outubro de 2022

Brigadas e sensibilização SOS cagarro na Graciosa

A partir de dia 24 de outubro e até 4 de novembro para além das habituais brigadas no Nordeste, Povoação, Vila Franca do Campo e Corvo, a SPEA estará presente na Graciosa para realizar, em parceria com a Câmara Municipal de Santa Cruz da Graciosa e com o Parque Natural de Ilha da Graciosa, sessões de sensibilização e umas brigadas de resgate sistemáticas na localidade do Carapacho.

Estas ações, parte da campanha SOS Cagarro, enquadram-se no âmbito do projeto LIFE Natura@night que visa a reduzir a poluição luminosa que afeta as áreas protegidas dos arquipélagos da Madeira, Açores e Canárias, e mitigar os seus impactos nas espécies protegidas ao nível da UE. Neste projeto, o município de Santa Cruz da Graciosa irá assumir a liderança no combate à poluição luminosa e na proteção da biodiversidade realizando um Plano Diretor de Iluminação Pública para toda a ilha e realizando alterações piloto da iluminação em prol do menor impacto na biodiversidade.


No dia 24 de outubro terá lugar uma sessão pública, na Biblioteca Municipal de Santa Cruz da Graciosa, pelas 20h sob o mote “Porque caem os cagarros?”, seguida da primeira brigada sistemática na localidade do Carapacho. 

De 24 de outubro e até 4 de novembro irá realizar-se, pelas 21h com ponto de encontro na Ermida da N. Sra. De Lurdes, brigadas a pé para localizar juvenis de cagarro. Todos os interessados poderão juntar-se a nós para ajudar. 

No dia 26 de outubro terá lugar outra sessão pública na Associação de pescadores Graciosenses pelas 19h30, a que se seguirá uma brigada na zona da Praia.

Estes esforços associam-se ao excelente trabalho que há anos realiza o Parque Natural de Ilha da Graciosa para que todos os cagarros da ilha sejam salvos e devolvidos ao mar com o contributo de toda a população da ilha, porque salvar um cagarro é fazer um amigo.


Sem comentários:

Enviar um comentário