quinta-feira, 8 de setembro de 2022

Comissão Europeia visita áreas do LIFE IP Azores Natura

No âmbito da visita de monitorização da Comissão Europeia ao projeto LIFE IP Azores Natura, coordenado pela Secretaria Regional do Ambiente e Alterações Climáticas e do qual a SPEA é parceira, recebemos nas áreas de intervenção do projeto uma comitiva dos parceiros do projeto e representantes da CINEA - Agencia Europeia para o Clima, Infraestruturas e Ambiente e da NEEMO, empresa que monitoriza os projetos LIFE.

Na segunda-feira, 5 de setembro, após paragem na Lagoa do Fogo onde visitaram uma outra área de intervenção do projeto, a comitiva visitou os viveiros de Plantas Nativas dos Açores, em Santo António Nordestinho. Neste espaço, essencial para a produção de plantas nativas dos Açores utilizadas no restauro de habitats prioritários, tiveram oportunidade de ver as 30.000 plantas em climatização e prontas para esta época de plantação. O grupo ficou também a conhecer os métodos de produção utilizados, os problemas associados à produção de plantas selvagens, as infraestruturas necessárias e o novo sistema de seguimento da produção desde a semente até à colocação da planta no terreno.




Também visitaram a nova oficina de carpintarias, onde estão a ser construídos e pré-fabricados os passadiços que serão instalados no trilho ao Pico da Vara, dentro da ação C14.2 para a minimização do impacto do turismo no trilho pedestre. Estes passadiços, construídos em madeiras endógenas e madeira tratada, serão pré-fabricados nesta oficina, e, posteriormente, levados para o trilho do Pico da Vara, onde será feita a montagem final. Os passadiços têm como objetivo aumentar a segurança e reduzir os efeitos do pisoteio na vegetação numa área tão sensível, como é o caso do acesso ao Pico da Vara.





Finalmente, visitaram a área de intervenção da Mata dos Bispos, onde puderam ver os resultados de projetos LIFE anteriores e as intervenções mais recentes no âmbito do projeto LIFE IP Azores Natura, para a recuperação de florestas de Laurissilva Mésica e para a recuperação de linhas de água através da remoção de espécies exóticas invasoras, estabilização do solo com engenharia natural e a plantação de espécies nativas.


Na terça-feira, 6 de setembro, a visita decorreu na ilha de Santa Maria onde visitaram o Ilhéu da Vila e puderam ver os ninhos artificiais instalados para as várias espécies de aves marinhas que lá ocorrem e outras ações de restauro do habitat desenvolvidas entre os parceiros do projeto.    



Posteriormente, ainda foram visitadas outras áreas em que foram desenvolvidas ações de restauro de habitats e espécies prioritárias, realizadas pelo Parque Natural de Santa Maria no âmbito deste projeto, que visam melhorar a implementação das diretivas europeias de conservação das aves e dos habitats e da Rede Natura 2000 nos Açores. 



Sem comentários:

Enviar um comentário