quarta-feira, 21 de setembro de 2022

BirdRace Açores 2022 pela redução do Lixo Marinho

Como em anos anteriores, a SPEA junta-se ao Website Aves dos Açores para a realização da BirdRace Açores 2022, no Fim-de-Semana Europeu da Observação de Aves - 01 e 02 de outubro. Este ano, esta iniciativa alia-se ao projeto Oceanlit e surge com uma mensagem nova para as equipas participantes,  advocando pela redução do Lixo Marinho para a proteção das Aves Marinhas dos Açores e pela campanha #MudarPorUmOceanoMaisAzul.


A BirdRace Açores 2022 é  uma competição por equipas (até 3 elementos) a quem se pede o registo do máximo de espécies de aves observadas na região durante o primeiro fim-de-semana de outubro, promovendo assim a observação de aves no arquipélago. As equipas vencedoras serão premiadas com um Voucher no valor total de 60 euros para compras a efetuar na loja online SPEA. Serão atribuídos, ainda, vouchers de desconto para os vencedores por ilha. 

Em 2022, e fruto das ameaças cada vez maiores que enfrentam as Aves Marinhas, a organização da BirdRace Açores aliou-se ao projeto Oceanlit. Este projecto decorre em toda a Macaronésia e tem como objetivos conhecer , gerir e aumentar a sensibilização das comunidades e públicos especificos sobre o  problema do Lixo marinho. Assim, a organização pede a colaboração dos participantes para a recolha de qualquer resíduo sólido ou lixo que encontrem ao longo dos seus percursos ou pontos de observação durante  este evento. 

As inscrições das equipas são gratuitas e devem ser realizadas através do preenchimento de um formulário online e não dispensam a leitura do regulamento do concurso. Outra novidade este ano, trata-se da comunicação entre as equipas e a organização através de um grupo facebook para comunicarem e partilharem as suas experiencias ou dúvidas caso eles surjam. Este evento já contou com a participação de mais de 50 equipas de várias ilhas dos Açores e a organização espera contar com adesão de equipas em várias ilhas. 

A SPEA deseja a todos boas observações a todas as equipas e agradece o seu contributo tanto para o aumento dos registos da observação de aves nos Açores mas também pela redução de lixo em áreas propicias para a realização da atividade.

Sem comentários:

Enviar um comentário