segunda-feira, 13 de dezembro de 2021

Ninhos artificiais já ocupados por painho-da-madeira

Instalados em junho e já com hóspedes! Os primeiros painhos-da-madeira Hydrobates castro já ocupam o novo Hotel no ilhéu da Praia, Graciosa e no ilhéu da Vila, Santa Maria. 


Ninho artificial ocupado com adulto e ovo de painho-da-madeira no ilhéu da Praia. Foto: PNG

Na Graciosa, temos dois ninhos ocupados com ovo e em Santa Maria temos um ninho com cria. Este resultado é fruto do da localização dos ninhos, uma vez que foram colocados nas zonas mais ocupadas dos ilhéus e inclusive da abundância da espécie, sendo estas 2 colónias acessíveis, as maiores da Região, além do ilhéu de Baixo na Graciosa. No entanto, não deixa de ser relevante, pois normalmente a ocupação de ninhos artificiais demora entre 2-3 anos e estes foram apenas instalados em junho, o que vislumbra um futuro esperançoso para que breve os 100 ninhos disponíveis em cada ilhéu possam vir a ser totalmente ocupados, pelas restantes espécies-alvo, painho-de-monteiro Hydrobates monteiroi, alma-negra Bulweria bulwerii e frulho Puffinus lherminieri, contribuindo para aumentar o habitat disponível para estas espécies, diminuir os eventos de predação e inclusive potenciar a monitorização e avaliação do estado das populações destas espécies.

Ninho de painho-da-madeira ocupado com adulto e cria no ilhéu da Vila



Este foi um esforço conjunto de toda a equipa do projeto LIFE IP AZORES NATURA, na qual se enquadra a DRAAC, DRAM, SPEA, PNI da Graciosa e PNI de Santa Maria.

Sem comentários:

Enviar um comentário