No âmbito de uma dissertação de mestrado da Faculdade de Ciências de Lisboa, a SPEA está a realizar monitorização de Passeriformes em áreas em que foram realizadas intervenções para restauro ecológico e em áreas adjacentes na qual a vegetação é predominantemente exótica.
O objetivo deste estudo é avaliar o uso das aves comuns nas áreas de floresta Laurissilva recuperada e testar a hipótese de que estas áreas são preferidas em relação às áreas dominadas por espécies exóticas. Os trabalhos de campo, que serão realizados no inverno e na primavera, consistem na contagem de Passeriformes em 20 pontos em áreas de Laurissilva recuperada e em 20 pontos em áreas de vegetação exótica.
Em cada ponto é realizada a caracterização da vegetação de forma a relacionar a abundância das aves com a vegetação. Para além das contagens de aves e a caracterização da vegetação, o estudo também avalia aspetos comportamentais como a defesa do território pelas aves e a alimentação.
Os dados obtidos poderão ser utilizados como indicadores para avaliar os resultados das ações dos projetos de conservação terrestre dos Açores.
Sem comentários:
Enviar um comentário