quinta-feira, 27 de fevereiro de 2020

Novo projeto para continuar a proteger a natureza açoriana

Foi assinado no dia 17 de fevereiro o protocolo entre o Governo dos Açores e a SPEA para o projeto LIFE IP Azores Natura. Como parceiros neste projeto coordenado pela Direção Regional do Ambiente, vamos poder continuar a recuperar o habitat do priolo e a proteger as aves marinhas dos Açores ao longo dos próximos 8 anos.



Neste projeto, vamos restaurar 120 hectares de habitats prioritários para a conservação da natureza: floresta laurissilva, matos macaronésicos e turfeiras. Para tal, vamos implementar técnicas de engenharia biofísica, remover espécies exóticas invasoras e repor a flora original destes locais: ao longo do projeto vamos produzir 240.000 plantas de 25 espécies nativas. Assim daremos continuidade ao trabalho que fazemos há 17 anos na Zona de Proteção Especial do Pico da Vara/ Ribeira do Guilherme e no Sítio de Importância Comunitária da Serra da Tronqueira/ Planalto dos Graminhais. No Pico da Vara, vamos ainda requalificar 3,5km do trilho, para mitigar o impacto dos visitantes nesta zona de proteção.



O LIFE IP Azores Natura vai também permitir-nos continuar a proteger as aves marinhas dos Açores, implementando e dando apoio técnico às ações de conservação nos ilhéus da Praia e de Baixo, na Graciosa, no ilhéu do Topo em São Jorge e no ilhéu da Vila em Santa Maria. Nestes ilhéus iremos construir 150 ninhos artificiais para aves marinhas, monitorizar as colónias de aves marinhas, e ajudar no controlo e erradicação de espécies de flora e fauna exóticas e invasoras.

Ao longo do projeto vamos ainda partilhar o nosso conhecimento e experiência, contribuindo para aumentar a capacidade da Região para a proteger a biodiversidade e restaurar habitats importantes.



Para além das ações no âmbito deste projeto cofinanciado pelo programa LIFE da Comissão Europeia, iremos continuar a trabalhar na divulgação e educação ambiental nas Terras do Priolo e nos Açores, com os nossos próprios meios e procurando fontes de financiamento complementares.

Saiba mais sobre o nosso trabalho nas Terras do Priolo:
> Muito mais do que salvar uma ave

VEJA O VIDEO DO PROJETO

Sem comentários:

Enviar um comentário