segunda-feira, 25 de novembro de 2019

Novembro é o mês da Floresta

É no dia 23 de novembro que se comemora o Dia da Floresta Autóctone. A SPEA não poderia deixar de comemorar esta data com a realização das habituais ações de plantação que não são meras ações de sensibilização mas contribuem ativamente para a manutenção de áreas consideradas importantes para o priolo. Em 2019, ao longo de 2 fins-de-semana realizamos 2 ações de plantação com este objetivo.

No dia 16 de novembro, estivemos a desenvolver uma ação de plantação em colaboração com o Clube Lions tendo sido envolvidas duas delegações , Nordeste e Ponta Delgada. A notória boa disposição e a vontade de contribuir foram o motor desta ação e numa manhã na ZPE Pico da Vara/Ribeira do Guilherme foram plantadas diversas espécies de plantas dos Açores, como a ginja-do-mato, cedro-do-mato, urze, azevinho, louro entre outras. 


A ação repetiu-se no dia 23, desta vez com a Melo Travel em que se ouviram priolos e também se pós a mão na terra para ajudar esta que é hoje o simbolo das Terras do Priolo ( Nordeste e Povoação). 


Após ambas as visitas , foi realizado uma pequena visita pela área, onde foi possível observar o resultado de algumas das ações realizadas com recurso à engenharia natural realizadas no âmbito do projeto LIFE Terras do Priolo.



No total, participaram perto de 25 voluntários e foram colocadas na floresta mais de 700 plantas que irão contribuir para a resiliência da área e do priolo. 

A SPEA agradece a participação de todos, todo o apoio e realça que sem iniciativas destas e sem os seus parceiros os bons resultados obtidos não seriam possíveis.

@Fotos Ana Mendonça

Sem comentários:

Enviar um comentário