quinta-feira, 13 de junho de 2019

Projeto LuminAves continua com trabalhos nos ilhéus

A equipa do projeto LuminAves esteve a realizar trabalhos no ilhéu de Baixo, Graciosa de 31 de maio a 5 de junho.

Mais uma vez fica um agradecimento ao Parque Natural de ilha pelo apoio e boa disposição. No geral os trabalhos decorreram dentro da normalidade com 32 ninhos de cagarro "Calonectris borealis" monitorizados e marcados, novas prospeções de alma-negra "Bulweria bulwerii", tendo sido encontrado novo ninho, 18 identificados até ao momento, no entanto apenas 10 ocupados por agora, estando apenas 4 acessíveis.





Foram realizadas escutas de estapagado "Puffinus puffinus" que desde 2017 tem vindo a ser detetado, tanto machos como fêmeas, indicando suspeitas de nidificação e o qual será prospectado no próximo ano para verificar a possível nidificação.


A unidade de gravação autónoma (ARU) foi substituída e captura-marcação-recaptura com recurso a redes verticais nas 4 noites de amostragem, 75 capturas de painho-de-monteiro "Hydrobates monteiroi" e 35 recapturas, 5 capturas de alma-negra e ainda 4 juvenis de frulho.

Foram ainda encontrados painhos-de-monteiro predados por gaivotas, 6 frulhos mortos, um deles adulto  (recaptura), 4 juvenis mortos possivelmente por competição com os cagarros, tendo sido encontrados em ninhos ocupados por estes e um predado por gaivota, regurgitado.


Foram ainda recolhidas egagrópilas de gaivota para o estudo da investigadora Zoe Deakin e realizada amostragem de formigas para a investigadora Verónica Neves.

Sem comentários:

Enviar um comentário