quinta-feira, 27 de junho de 2019

Censo anual do priolo 2019

Todos os anos, a SPEA coordena o Censo do Priolo (Pyrrhula murina), uma ave endémica da ilha de São Miguel, que só se encontra em zonas de elevada altitude a leste da ilha.


Este pequeno fringílido viu o seu estatuto ser alterado de “Criticamente ameaçado” para ”Vulnerável” pela IUCN, graças aos trabalhos de conservação do seu habitat que a equipa da SPEA nos Açores realiza na ZPE Pico da Vara / Ribeira do Guilherme, a principal área de distribuição do Priolo.


O censo começou em junho e é organizado em 158 point-counts que estão localizados na área de distribuição desta ave. Em cada ponto realiza-se uma estação de contagem em que, durante 8 minutos, se registam todas as detecções visuais e auditivas do Priolo e a distância a que se encontra a ave do observador. O censo acontece das 6.30h às 11.00h, em manhãs claras com ausência de chuva e vento forte.


Uma vez visitados todos os pontos de contagem, a equipa de SPEA Açores realizará um estudo sobre o estado actual da espécie, a sua distribução e estimativa populacional.



Sem comentários:

Enviar um comentário