quarta-feira, 7 de março de 2018

Anedota Biológica: a comédia como ferramenta de aprendizagem


Fevereiro foi o mês da Anedota Biológica onde o conceito for dar a conhecer algumas espécies de animais e o ambiente em seu redor através da comédia, em particular, nomeadamente com recurso a anedotas, estimulando assim, a expressão oral dos alunos. No total foram 32 os alunos que participaram nesta actividade entre a Escola Básica e Secundária Mouzinho da Silveira (EBSMS) e o Jardim de infância "Planeta Azul".

Martim Mendonça a contar uma "anedota biológica"
Foto: Bárbara Ambrós

Jardim de infância "Planeta azul" a prestar atenção às "anedotas biológicas".
Foto: Bárbara Ambrós

Seguem alguns exemplos elucidativos:

"Qual é o animal mais antigo do Mundo? Resposta: É a zebra porque é a preto e branco."

Os alunos ficaram assim a saber que a zebra Equus quagga apresenta listas como forma de defesa para com os mosquitos parasitas (os mosquitos Tabanus e Glossina habitam a mesma região das zebras e alimentam-se de sangue equino, pelo que podem transmitir doenças). Uma vez que superfícies claras e escuras (listas pretas e brancas) confundem os mosquitos (Caro et al.2014), esta é até hoje a teoria mais aceite e com provas dadas.

"Na floresta houve um julgamento e uma toupeira foi condenada à morte. Quando o dia de execução chegou, perguntaram-lhe: Tem algum último desejo? Resposta: Enterrem-me viva!"

A toupeira (Talpa occidentalis) é um mamífero insectívoro pertencente à família Talpidae, tem um corpo cilíndrico e alongado, com cerca de 90-130 mm, uma cauda com 25-30 mm e pesa em média de 50 g (varia entre 34-66 g). A pelagem é densa e aveludada, de cor negra ou cinzenta-escura.
O corpo da toupeira está extremamente bem adaptado aos seus hábitos subterrâneos e escavadores. Os olhos encontram-se cobertos por pele e os ouvidos tapados por pêlos. Os membros dianteiros estão desenvolvidos destacando-se uma pata espalmada com 5 garras largas e fortes (a face palmar está virada para fora, funcionando como uma pá). O focinho é pequeno e afilado e tem a função táctil muito desenvolvida através de vibrissas sensitivas e dos órgãos de Eimer (papilas extensamente enervadas). 
A ideia foi sensibilizar os alunos para a função das toupeiras, uma vez que por construírem galerias, revolvem a terra e por vezes são mal vistas pelos agricultores e jardineiros, pois causam alguns prejuízos nas colheitas, no entanto, a sua presença é fundamental pois oxigena o solo ao escavar e revolver a terra e como predadora, consome animais prejudiciais para as colheitas.


"Um porquinho-espinho fez uma asneira e a mãe decidiu dar-lhe uma pancada.
Começou a bater-lhe no rabinho e disse: -Acredita, filho, isto doe-me muito mais a mim do que a ti."

O porco-espinho Hystrix sp. ( pode ter até 60cm de comprimento e 25cm de altura, chegando em alguns casos a pesar 15kg e preferencialmente são "vegetarianos") e o ouriço-cacheiro Erinaceus europaenus (os ouriços  podem ter até 30cm e 1kg apresentando patas curtas e corpo arredondado e é insectívoro) podem ser confundidos, mas na realidade são diferentes, além das características referidas anteriormente, diferem também na distribuição uma vez que os ouriços não existem no continente americano. Além disso, como curiosidade, os alunos ficaram a saber que apesar de porco-espinho de nome, na realidade, os "espinhos" são pêlos duros e robustos e não espinhos, que podem atingir os 8cm. Contrariamente ao que se pensa os porcos-espinhos não arremessam os seus espinhos quando se sentem ameaçados, na realidade estes desprendem-se, quando o animal se mexe.

"Foram descobertos muitos trampolins no pólo norte, sabem para quê? Resposta: É para o URSO POLAR."

Aqui os alunos ficaram a conhecer o maior carnívoro terrestre, o Urso Polar (Thalarctos maritimus) e como a nossa acção tem contribuído para a destruição do seu habitat através do degelo em consequência das alterações climáticas. No entanto, a maior curiosidade relacionou-se com a pelagem/coloração do urso, uma vez que contrariamente ao observado, os ursos não são brancos, apresentam pêlos individuais transparentes, ocos que além de diminuírem a perda de calor pois a luz chega facilmente à pele, que por ser preta ajuda a absorver a luz, aumentam a dispersão da luz solar resultando na coloração branca, que ajuda o urso a camuflar-se no Ártico.

Estes foram apenas alguns exemplos de como a comédia pode ser uma excelente ferramenta de aprendizagem.

Anedota Biológica na EBSMS
Foto: Bárbara Ambrós



Sem comentários:

Enviar um comentário