quarta-feira, 2 de agosto de 2017

Ciências nas Férias: Serão estes os Cagarros do futuro?


No dia 21 de Julho foi realizada mais uma vez uma actividade ambiental inserida dentro do programa Ciências nas Férias denominada “Cagarros de plástico, aves do futuro?”.

Resultado final da colagem: Cagarro de plástico, ave do futuro?
Foto: T.Pipa

Os milhões de plásticos que chegam ao mar provenientes de fontes terrestres decompõem-se em pedaços cada vez mais pequenos, chamados de microplásticos, que ao ser comidos pelos seres vivos são inseridos em toda a cadeia trófica afectando os organismos e inclusive o Homem. Estima-se que em 2050, 99% das aves marinhas terá consumido plástico (Wilcox et al.2015) e foi com base nesta informação que a actividade foi inspirada. 

Foram 11 os participantes  do Jardim de infância "Planeta Azul" e do programa de ocupação de tempos livres que com a ajuda de peneireiras filtraram um pouco do microplástico presente na areia, e que muitas vezes se confunde  com pedaços pequenos de conchas ou minerais.

Recolha de microplástico
Foto: Daniel Lima

No final, os microplásticos foram reutilizados para "colorir" um cagarro Calonectris borealis. O placard do cagarro será exposto na escola para sensibilizar os adultos e os mais jovens.

Colagem do microplástico
Foto: T.Pipa

Lembra-te: reduz, reutiliza e recicla o plástico, ao fazê-lo estás a salvar muitas vidas e a contribuir para um Planeta mais limpo.


Sem comentários:

Enviar um comentário