quarta-feira, 28 de junho de 2017

Unindo esforços para preservar a mais pequena ave marinha dos Açores


De 16 a 23 de junho uma equipa da SPEA deslocou-se à ilha branca (Graciosa) para iniciar os trabalhos de campo dos dois novos projetos (LuMinAves e MISTIC SEAS II) para a conservação/monitorização das aves marinhas nos Açores.
Para começar e seguindo o que tem vindo a ser feito no âmbito do projeto LIFE EuroSAP e sempre com o apoio do Parque Natural de ilha a quem desde já agradecemos montamos acampamento no ilhéu de Baixo, a segunda maior colónia da mais pequena ave marinha dos Açores, o painho-de-monteiro Hydrobates monteiroi para substituir um gravador automático (ARU, unidade de gravação automática) que nos ajuda a estimar a população presente no ilhéu, uma vez que o número de vocalizações está relacionado com o número de ninhos e desta forma sabemos quantos casais de painho aí se encontram e montar redes verticais para relacionar com o ARU através da marcação-recaptura.


Painho-de-monteiro
Foto: Ruben Coelho
Ao continuar os trabalhos no âmbito dos dois novos projetos e unindo sinergias permitir-nos-à obter tendências e o estado da população o que é essencial para poder implementar medidas de gestão e conservação da espécie.



Unidade de Gravação automática
Foto: T.Pipa
Foram 4, as noites de montagem das redes e no total foram capturados 145 painhos e recapturados 24. Todos os espécimes foram anilhados e as suas biometrias registadas (peso, asa, tarso, bico, cabeça e pelada).


Anilhagem registo de biometrias
Foto: Rúben Coelho
Para animar ainda mais as noites ouvimos ainda por 33 vezes o estapagado Puffinus puffinus (nos Açores nidifica apenas no Grupo Ocidental com cerca de 115 a 235 casais Monteiro et al.1999), aqui ouvido pela primeira vez, o que pode indiciar uma possível nidificação no ilhéu e que se possível será confirmada no futuro.

Estapagado
Foto: T.Pipa
Para terminar o trabalho de campo nada como fazer uma paragem na maior colónia de painho-de-monteiro, o ilhéu da Praia, para substituir o ARU aí presente e recolher a informação necessária.

Nos dias 22 e 23 decorreu mais uma reunião da Taskforce monteiroi com todas as entidades competentes e partes interessadas (DOP, Joel Bried, Renata Medeiros, DRAM, Turismo dos Açores, CMSCG, PNG e Nautigraciosa) para revisão da primeira versão do Plano de Ação e planeamento futuro, incluindo a apresentação dos novos projetos LuMinAves e Mistic Seas II, na Biblioteca Municipal, espaço que nos foi cedido pela CMSCG.


Taskforce Monteiroi
Foto: Rúben Coelho
E como não se protege o que não se conhece realizamos ainda uma sessão pública com a participação de alunos do ATL de Santa Cruz da Graciosa (cerca de 50 participantes) no sentido de dar a conhecer a espécie e sensibilizar a população local para a importância da sua preservação através do jogo "Quem quer ser Monteiroi?"

Sessão pública
Foto: Nuno Oliveira
É tudo por agora! Continuaremos a desenvolver esforços para a conservação das aves marinhas. Deixamos um agradecimento a todos os que contribuíram e contribuem para preservar estas espécies tão emblemáticas nas ilhas de Bruma.

Sem comentários:

Enviar um comentário