quinta-feira, 7 de julho de 2016

III Atlas do Priolo – 55 participantes percorreram mais de 300 pontos

O Atlas do Priolo é organizado de 4 em 4 anos e a terceira edição decorreu de 27 de junho a 2 de julho nas Terras do Priolo (Concelhos do Nordeste e Povoação). Esta edição contou com a participação de 55 voluntários que vieram contar todos os priolos do mundo.

Estes voluntários conseguiram percorrer os mais de 300 pontos da área de distribuição e os registos obtidos de Priolo são animadores pois estão dentro dos resultados obtidos no II Atlas do Priolo em 2012, apesar das tempestades do final do ano passado e do nevoeiro que teimava em aparecer durante os dias do atlas. 
 
No ultimo dia os participantes ainda tiveram hipótese de passear pelas Terras do Priolo, ficando a conhecer algumas das paisagens e locais lindissimos destes dois concelhos.

O Atlas é organizado pela SPEA em colaboração com a Secretaria Regional da Agricultura e Ambiente, e contou este ano com o apoio de diversas entidades, tais como a Escola Básica e Secundária do Nordeste, Agência Melo, Yoçor, Lactaçor, Refrige SA e Câmara Municipal do Nordeste. 

Esta é uma ação de características quase únicas a nível mundial e que foi realizada pela primeira vez em 2008, sendo essencial para acompanhar a evolução da população de priolos, obtendo informação fundamental para a planificação das medidas necessárias para a sua conservação. 


Os voluntários vieram de diferentes pontos dos Açores, de Portugal continental, Canadá, Espanha, República Checa e Bélgica.  

Os dados obtidos neste Atlas serão divulgados brevemente.

Sem comentários:

Enviar um comentário