quinta-feira, 21 de julho de 2016

As crias de painho-de-monteiro já nasceram

O projeto LIFE EuroSAP junta 10 países europeus, nos quais Portugal está incluído, e tem como objetivo unir sinergias para enfrentar os novos desafios e ameaças a que algumas das nossas aves icónicas estão sujeitas. Este projeto, que teve início em abril de 2015 e que irá ser implementado até março de 2018, conta com o envolvimento de 13 parceiros, sendo a SPEA o representante do projeto em Portugal. 


Durante os três anos de duração, este projeto irá desencadear, neste caso especifico, o processo de definição do Plano de Ação para o painho-de-monteiro. A SPEA irá coordenar as ações que envolvem esta espécie.  

É neste seguimento que têm vindo a ser desenvolvidas ações de monitorização desta espécie na Ilha da Graciosa, local onde ocorre. 


Neste momento os painhos-de-monteiro estão em plena época de reprodução e a maioria das crias já eclodiu. A equipa da SPEA tem estado nos últimos dias a realizar uma sessão intensiva de anilhagem no ilhéu da praia, contando até ao momento com cerca de 200 painhos monitorizados.

Sem comentários:

Enviar um comentário