quinta-feira, 28 de abril de 2016

Discutindo o futuro das espécies ameaçadas de Portugal e do resto da Europa

Durante a semana passada, 20 especialistas, incluindo representantes da SPEA, estiveram a trabalhar juntos na sede da ONU, em Bona, em prol do progresso do projeto LIFE EuroSAP, que se encontra atualmente a desenvolver e a atualizar os Planos de Ação (SAP) para 16 espécies de aves, incluindo o do painho-de-monteiro, ave marinha que só ocorre nos Açores, nomeadamente nos ilhéus da Graciosa.

Os SAP compilam informação acerca do estado, ecologia e ameaças que afetam determinada espécie de ave, e são usados pela Comissão Europeia para implementar as ações necessárias para melhorar o seu estatuto de conservação na Europa. Os SAP incluem ainda os procedimentos necessários para uma coordenação efetiva da Comissão Europeia com todas as entidades envolvidas na conservação das espécies a nível internacional, incluindo os estados-membros, as convenções internacionais e as organizações não-governamentais.

Ao longo dos últimos anos esta revisão tornou-se urgente, uma vez existem espécies que apesar de já beneficiarem de SAP antigos, têm visto o seu estado de conservação deteriorar-se, por outro, novas espécies têm surgido, principalmente devido ao aprofundamento do conhecimento acerca de algumas subespécies que as permitiu elevar ao estatuto de espécie. É neste último grupo que se encaixa o caso do painho-de-monteiro.



Dentro do EuroSAP, a SPEA é o parceiro responsável pela promoção da designação do SAP desta pequena ave marinha, que apenas pode ser vista no arquipélago dos Açores. Este processo teve início num pequeno projeto liderado pela SPEA, que decorreu entre 2014 e 2015 – Projeto Painho-de-monteiro (fase 1), financiado pela BirdLife International no âmbito do Programa Preventing Extinctions – culminando com a formação da “Monteiroi Task-force” já no âmbito do EuroSAP.

Durante a reunião da semana passada os parceiros do EuroSAP reviram o progresso do projeto, equanto que a comissão científica analisou aspetos particularmente importantes, tais como o formato dos SAP, a sua abrangência geográfica, a ligação a outros processos SAP, a ligação ao sistema de avaliação da União Europeia e a estrutura da ferramenta de rastreamento dos SAP (uma plataforma eletrónica online para ajudar na disseminação da informação, que é um passo crucial para o futuro mapeamento da implementação e avaliação dos SAP).

Obrigado a todos os colegas que disponibilizaram o seu tempo e experiência, contribuindo para a conservação do painho-de-monteiro! Os nossos agradecimentos também à AEWA por nos ter recebido nas suas instalações.




Sem comentários:

Enviar um comentário