quinta-feira, 18 de fevereiro de 2016

Projeto "Chegadas - Açores" 2016

O projeto “Chegadas - Açores” pretende ajudar a reforçar o conhecimento sobre as chegadas ao território português de algumas espécies de aves estivais.

Nos Açores, o seu objetivo,  a médio prazo, caracterizar padrões e tendências plurianuais nas chegadas de cagarros (Calonectris diomedea borealis) e garajaus (Sterna dougallii e Sterna hirundo) e envolver os cidadãos numa iniciativa de Citizen Science (Cidadania na Ciência) em que os voluntários assumem um papel crucial na obtenção dos dados, criando um quadro de referência no que diz respeito às datas e locais de chegada destas espécies aos Açores.


A participação nesta iniciativa consiste no envio dos registos das primeiras observações destas aves para o endereço centropriolo@spea.pt. Em cada registo deve ser indicada no assunto da mensagem "Projeto Chegadas Açores" e a espécie observada, data de observação, número de aves e local. Sempre que possível os participantes devem enviar fotos da sua observação.


As observações serão depois classificadas como precoces, regulares, tardias e repetidas. Com o observações precoces e tardias entende-se uma observação na qual o intervalo entre a real chegada e a observação é significativo.

A SPEA Açores agradece todo o seu contributo a esta iniciativa.

Acompanhe as chegadas aos Açores através do mapa de chegadas

Sem comentários:

Enviar um comentário