sexta-feira, 4 de dezembro de 2015

Em busca de endémicas


Dezembro foi o mês do Jardim de Infância "Planeta Azul" e os alunos do 1º e 2º ciclo da EBSMS visitarem o estufim inserido na EBSMS e no qual se desenrolam as acções de produção de plantas endémicas do Plano de Acção Pós-Projecto LIFE "Ilhas Santuário para as aves marinhas".




Aqui os pequenos corvinos conheceram e aprenderam sobre algumas das espécies endémicas produzidas para posterior plantação e recuperação de habitat nas áreas de intervenção do projecto, pela Vila e em áreas identificadas como prioritárias.

As espécies em questão foram a faia-da-terra Myrica faia (nativa), o cedro-do-mato Juniperus brevifolia, a urze Erica Azorica, o pau-branco Picconia azorica e o sanguinho Frangula azorica. Aprenderam a distingui-las e algumas das características, conhecimentos que foram postos à prova através de um simples teste prático, no qual tinham que identificar correctamente todas as espécies observadas.





No fim, procederam ainda à repicagem de 44 urzes identificadas com os nomes dos alunos, para posteriormente seguirem o seu desenvolvimento e sobrevivência, até que sejam plantadas. Infelizmente a actividade com o ensino secundário teve que ser reagendada para Janeiro.





Mais uma vez estes pequenos contribuem para a recuperação de habitat na mais pequena.





1 comentário:

  1. Very nice post!... And I loved the pictures!! :)
    Last spring I visited Sao Miguel and I wrote a post about the 6 things To Do there... I hope you like it! :)
    http://paulinaontheroad.blogspot.com.es/2015/11/6-things-to-do-in-sao-miguel-azores.html

    ResponderEliminar