terça-feira, 24 de novembro de 2015

Comemorando a SPEA e a Floresta

A Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves (SPEA) comemorou ontem, 23 de novembro, o seu 22º aniversário junto dos mais pequenos. Para celebrar esta data, o Centro Ambiental do Priolo (CAP) e o projeto LIFE+ Terras do Priolo, realizaram uma ação de plantação na Mata/Jardim José do Canto nas Furnas, que também pretendeu relembrar o Dia da Floresta Autóctone.


Esta atividade resultou de uma parceria entre o projeto ECO Escola da EBS da Povoação e com o apoio da Mata/Jardim José do Canto, e da Agência Melo e com a colaboração de duas turmas do 7º ano da EBI/JI das Furnas. No total, estiveram presentes 32 crianças acompanhas por 4 professores.

O dia começou cedo, sendo que de manhã os alunos puderam conhecer melhor aquele espaço e algumas das espécies de plantas lá existentes. Foi-lhes também transmitido diferentes conceitos, entre os quais: Floresta Autóctone, Floresta Laurissilva, espécies endémicas, nativas e exóticas.


Depois de uma pausa para almoço, às 14h deu-se inicio à plantação, em duas áreas da Mata/Jardim de espécies endémicas e nativas da Floresta Laurissilva dos Açores, entre as quais o Louro, o Pau-branco, a Faia-da-terra, o bracel e o patalugo. Esta área foi ainda identificada com uma placa identificativa como Jardim de Endémicas, e estará a indicando esta zona para todos os visitantes da Mata / Jardim do Canto no futuro.


Os alunos presentearam a Mata/Jardim José do Canto, na pessoa da Srª. Margarida Rodrigues, com algumas placas com o nome das espécies plantadas naquele dia e uma casa para pássaros que construíram no âmbito da disciplina de EVT.  Para além de cantarem o parabéns à SPEA, ofereceram uma cartolina assinada por todos eles a congratular por mais este aniversário.



Durante toda esta semana, irão decorrer atividades com diversas escolas e população local, com o intuito de comemorar o 22º aniversário da SPEA e o Dia da Floresta Autóctone.

No dia 24 de Novembro, a equipa da SPEA, com a colaboração do Centro Pedagógico da EBS Povoação, promoveu um voluntariado cujo objetivo foi a plantação de espécies nativas na Mata dos Bispos, uma das principais áreas de recuperação do projeto LIFE+Terras do Priolo, inserida na ZPE Pico da Vara / Ribeira do Guilherme.


A atividade contou com um total de 19 participantes e plantaram-se cerca de 400 plantas, numa manhã, de espécies como o Azevinho (Ilex azorica), o Sanguinho (Frangula azorica), Ginga do Mato (Prunus azorica), Louro (Laurus azorica), Pau-branco (Picconia azorica),  Folhado (Viburnum trilasei) e Uva da Serra (Vaccinium cylindraceum).


A SPEA agradece os votos de parabéns e o interesse demonstrado pelas instituições associadas a estas iniciativas, assim como os professores e alunos que nela participaram. Para o ano há mais!


Sem comentários:

Enviar um comentário