segunda-feira, 16 de novembro de 2015

SOS Cagarro 2015: no Corvo foi assim!


A Campanha SOS Cagarro é coordenada pelo Governo dos Açores e realiza-se no período de 15 de Outubro a 15 de Novembro. O Corvo foi uma das primeiras a tomar a iniciativa para minimizar o impacto da poluição luminosa nos juvenis de cagarro Calonectris borealis no ano de 1991 e em 1995 com o começo da campanha, colaborando no salvamento dos juvenis acidentados. Salvamentos que ganharam expressão com o projecto LIFE "Ilhas Santuário para as aves marinhas" que se iniciou em 2009, nomeadameente com o programa de educação ambiental que potenciou a colaboração de novos voluntários, em particular os mais jovens que como é hábito desde essa altura se juntam a nós e ao Parque Natural de ilha para realizar as habituais brigadas de salvamento dos juvenis de cagarro.




Mais uma vez, os adolescentes e crianças corvinos estão de parabéns, assim como, a restante população contribuindo para o salvamento de 285 (3350 na região) juvenis de cagarros desde o dia 17 de Outubro até ao dia 15 de Novembro, com patrulhas organizadas de cerca de 15-20 voluntários que diariamente salvaram cagarros e fizeram amigos. Desses 274 foram anilhados e os seus dados biométricos registados (asa, tarso, cabeça, bico e altura do bico). 



De frisar a importante minimização do impacto da poluição em áreas críticas, com a não ligação da iluminação pública por parte das entidades competentes (Câmara Municipal do Corvo, EDA, Portos dos Açores), assim como, a cobertura pelo segundo ano consecutivo da ETAR com a colaboração do Parque Natural e também de uma zona de escoamento que já havia sido identificada como perigosa, resultando na diminuição dos acidentados nestas zonas e inclusive não se registando nenhuma casualidade. No final foram apenas identificadas 8 mortes, 6 dessas na rebentação na praia, devido ao mau tempo, 1 por predação nas hortas e 1 por hipotermia. Ainda no decorrer da campanha foi ainda salvo e libertado um painho-de-cauda-forcada Hydrobates leuchorous que se perdeu com o mau tempo.



Mais uma vez a colaboração de todos e em particular dos voluntários contribuiu para salvar juvenis de cagarros, aos quais deixo mais uma vez um Muito Obrigado!


Até para o ano, em Fevereiro ouviremos de novo os adultos nas noites açorianas para mais uma "Lua-de-mel" e quem sabe se tudo correr bem dentro de 6-7 anos os juvenis salvos terão também a sua oportunidade.

Sem comentários:

Enviar um comentário