quinta-feira, 12 de novembro de 2015

Resgatados mais de 80 cagarros no Nordeste e na Povoação

Desde o início da Campanha SOS Cagarro, dinamizada pelo Governo Regional dos Açores, já foram salvos na Povoação e no Nordeste mais de 80 cagarros. Esta campanha tem contado com a participação da SPEA, da equipa do Farol do Arnel (no Nordeste) e da PSP nos dois concelhos, assim como de jovens locais, no resgate dos cagarros juvenis caídos em estradas e dentro das Vilas. 


Esta campanha decorre desde 2006 e desenvolve-se através de brigadas noturnas para recolha de cagarros que podem cair nas zonas urbanas do arquipélago dos Açores.

Em plena campanha do SOS Cagarro, os jovens da Povoação têm contribuído ativamente para ajudar os pequenos cagarros que têm sido resgatados nas ruas da vila da Povoação. Até ao momento já foram resgatados cerca de 40 cagarros na Povoação, com a ajuda da PSP, que foram libertados em atividades de sensibilização coordenadas com a Escola EBS da Povoação, EB/JI do Faial da Terra e também com o Agrupamento de Escuteiros da Povoação.


Também no Nordeste têm decorrido brigadas para recolha de cagarros, com a ajuda do Agrupamento de Escuteiros da Pedreira. Também os faroleiros do Farol do Arnel têm sido essenciais na recolha das jovens aves que acabam por cair no farol. Ao todo, já foram recolhidos mais de 40 juvenis que são libertados na zona da Boca da Ribeira, Nordeste, pelos técnicos da SPEA.





Um pouco por todo o arquipélago decorrem iniciativas e brigadas para o salvamento dos cagarros que durante esta altura estão a abandonar os ninhos e a iniciarem a sua primeira viagem em direção ao Atlantico Sul. É neste contexto que cerca de 80 voluntários participaram em Vila Franca do Campo, no dia 30 de outubro, nas brigadas noturnas da Campanha SOS Cagarro, tendo salvado mais de duas dezenas de cagarros juvenis que se encontravam em perigo.


Os cagarros encontrados foram recolhidos e anilhados por um técnico credenciado da Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves, e posteriormente foram libertados em alto mar com a colaboração da Futurismo.

Este ano salve um cagarro, faça um amigo! Os cagarros agradecem!

Sem comentários:

Enviar um comentário