quinta-feira, 3 de setembro de 2015

Onde o Casal da Lua-de-Mel do Corvo busca alimento para a sua cria?

Os cagarros durante o dia abandonam os seus ninhos em busca de alimento para as suas crias. As suas crias ficam sozinhas e vulneráveis nos ninhos e esperam que um dos progenitores venha com a pescaria do dia. O casal do lua de mel do Corvo não é excepção (acompanhe online em cagarro.spea.pt).


Para perceber por onde se deslocam, os investigadores do MARE (Centro de Ciências Marinhas e Ambientais) da Universidade de Coimbra colocaram GPS no casal e os resultados obtidos durante o mês de agosto são surpreendentes. Os cagarros fazem viagens curtas e longas. As mais curtas localizam-se no canal entre a ilha das Flores e a ilha do Corvo. Durante as viagens mais longas e por mais dias deslocam-se a centenas de quilómetros por diferentes bancos submarinos.


Os GPS normalmente são dotados de sensores de pressão e humidade que permitem saber se a ave está a voar ou a mergulhar em busca de alimento. Estes novos dados permitem conhecer as rotinas destas aves marinhas para ajudar a estabelecer planos de conservação. 


Agradecemos ao Dr. Jaime Ramos e ao Filipe Ceia pela cedência dos dados.

Sem comentários:

Enviar um comentário