quinta-feira, 11 de junho de 2015

Monitorizações no Anel da Princesa

Os trabalhos de monitorização do Plano de Acção Pós-LIFE "Ilhas Santuário para as Aves Marinhas" no Anel da Princesa (Ilhéu de Vila Franca do Campo) continuam. Desta vez decorreu a monitorização da população de cagarros Calonectris borealis, onde uma equipa da SPEA com a ajuda de alguns voluntários realizou sessões de anilhagem para marcação e recaptura de modo a obter um censo da população nidificante do ilhéu. No total foram anilhados 128 indivíduos e recapturados 39 dos anos anteriores no decorrer do projecto.





Além desta acção foram ainda monitorizados 227 ninhos para verificar o sucesso reprodutor e ajudar a estimar a população nidificante, correspondendo à parte norte do ilhéu. A restante área será monitorizada posteriormente, já que a chuva não impediu mas dificultou e atrasou os trabalhos de monitorização dos ninhos.



Houve ainda tempo para um controlo manual das espécies invasoras, nomeadamente a cana e a Agave americana. Esta primeira tem rápidos crescimentos e bloqueia o acesso dos cagarros aos seus ninhos. Esta ação contou com 16 elementos da equipa de campo da SPEA. Foi também atualizada a inventariação dos pés de vinha que marcam a utilização agrícola que o ilhéu já teve no passado.

No decorrer dos trabalhos foi possível também sensibilizar alguns turistas que se encontravam em visita ao ilhéu, esta é uma forma essencial de mostrar e consciencializar a população para os trabalhos desenvolvidos e a sua importância para preservar o Anel da Princesa e as espécies que fazem dele a sua casa.



As acções decorreram como sempre com o apoio do Clube Naval de Vila Franca e claro está dos voluntários que contribuíram para o sucesso das acções, assim como, adquiriram alguma experiência de campo com aves marinhas e nas acções de recuperação de habitat do ilhéu.



Estas acções têm vindo a contribuir para a recuperação do Anel da Princesa e restaurar o seu estatuto de "santuário para as aves marinhas".

Sem comentários:

Enviar um comentário