quarta-feira, 17 de junho de 2015

Corvo de visita ao Ilhéu de Vila Franca do Campo

A equipa de minivoleibol do Clube Desportivo Escolar do Corvo visitou o Ilhéu de Vila Franca do Campo. Desta equipa fazem parte os alunos da Escola Básica e Secundária Mouzinho da Silveira que estão inseridos no Programa de Educação Ambiental que a SPEA desenvolve mensalmente no Clube do Ambiente desde 2010 no âmbito do Projecto LIFE "Ilhas Santuário para as Aves Marinhas" e agora no Plano de Acção pós-projecto. O ilhéu foi e é outra das áreas de intervenção deste projecto para além da Reserva Biológica e da Reserva Biológica de Altitude no Corvo. 


    


Os alunos conheceram assim a outra área de intervenção do projecto, nomeadamente os 1,35 ha onde decorrem as acções de conservação, a recuperação de habitat através do controlo manual da cana Arundo donax (a espécie invasora mais predominante do ilhéu); a plantação de mais de 12 000 plantas nativas como a urze Erica azorica, faia-da-terra Myrica faya, Euphorbia azorica e vidália Azorina vidalii; os 150 ninhos artificiais para aves marinhas, cagarro Calonectris borealis (estimativa populacional a rondar os 800 indivíduos), frulho Puffinus iherminieri e o roque-de-castro Hydrobates castro entre outras, foram a temática da visita, para além da história do ilhéu. 





No final a equipa pôde ainda aproveitar o ilhéu como espaço balnear e dar uns mergulhos. A visita foi uma oportunidade única já que apenas uma das alunas conhecia o ilhéu mas não a área de intervenção permitindo assim, que conhecessem na prática uma área da qual apenas tinham ouvido falar. Fica um agradecimento ao Clube Naval de Vila Franca, assim como, ao vigilante da natureza que possibilitaram a visita e ainda ao Internacional Vólei Açores pelo transporte.



Sem comentários:

Enviar um comentário