sexta-feira, 29 de maio de 2015

Casal de cagarros novamente online a partir da ilha do Corvo


A partir de hoje os cagarros da Ilha do Corvo, nos Açores, voltam mais uma vez a ser os protagonistas de uma emissão muito especial para todo o Mundo. A “lua de mel” de um casal de cagarros, desde a ocupação do ninho até ao desenvolvimento da sua cria, será transmitida em direto através da internet em http://cagarro.spea.pt/  – uma iniciativa de sucesso que pelo terceiro ano dá a conhecer esta espécie emblemática e que também promove os valores naturais da ilha do Corvo e da Região dos Açores. A equipa responsável pela emissão, espera que a qualquer momento a fêmea faça a postura, um dos momentos altos desta “lua de mel”.



Esta terceira edição pretende mais uma vez seguir a nidificação de um casal de cagarros Calonectris borealis em tempo real, através da rede 4G da MEO. Os Açores têm a maior população nidificante desta emblemática ave marinha a nível mundial e este casal em particular atingiu mais de 25.000 visualizações de 71 países diferentes, em cada uma das edições anteriores.

Em ambos os anos a “Lua de mel no Corvo” foi um sucesso, apesar de alguns percalços. Em 2011, a cria foi predada por um gato doméstico, um dos problemas que os projetos levados a cabo pela Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves - SPEA, pelo Parque Natural de Ilha do Corvo e a Câmara Municipal do Corvo têm tentado resolver. Desde 2014 o Parque Natural coordena um programa de esterilização dos gatos em parceria com os Serviços de Desenvolvimento Agrário da ilha do Corvo e com o apoio da SPEA, de modo, a controlar a população dos mesmos. De acordo com os resultados já obtidos, Tânia Pipa, técnica da SPEA a liderar as ações no Corvo, refere que “sabemos que a predação de crias de cagarro ocorre com muita frequência, uma vez que após o seu nascimento, esta permanece sozinha enquanto os progenitores procuram alimento no mar”. Um outro casal foi então seguido, tendo sucesso na criação do juvenil. Em 2014, a cria, batizada de LUZ pelos seguidores que a acompanhavam, abandonou o ninho com sucesso no dia 28 de outubro. Com o seguimento de mais este ninho esperamos ganhar mais conhecimento sobre a biologia desta espécie tão acarinhada pela população do Corvo e dá-la a conhecer a todos os interessados que a podem acompanhar em tempo real através da Internet.


Esta atividade é realizada pela SPEA em parceria com a MEO, a Câmara Municipal do Corvo e o Governo dos Açores no âmbito do Plano de Ação Pós-Projeto LIFE “Ilhas Santuário para as Aves Marinhas”.

Nos próximos dias poderá acompanhar novamente a “Lua-de-mel” no Corvo até a cria abandonar o ninho em meados de novembro. Estejam atentos pois a postura do ovo ocorre por volta do fim de maio/início de junho, sendo que os cagarros estão mais ativos durante a noite e passam a maior parte do dia em alto-mar a alimentar-se. Para acompanhar este casal basta visitar-nos em http://cagarro.spea.pt/. Ajude-nos mais uma vez a bater os recordes anteriores, a contribuir para a divulgação do projeto e principalmente para a conservação das aves marinhas.

Sem comentários:

Enviar um comentário