quinta-feira, 2 de abril de 2015

Voluntariado nos Viveiros do Projeto Life Terras do Priolo

O projeto LIFE+ Terras do Priolo estabeleceu uma parceria com a Escola Profissional do Nordeste com o intuito de proporcionar aos alunos do 2º ano do Curso de Produção Agrária - Produção Vegetal, a oportunidade de porem em prática os conhecimentos que têm adquirido ao longo destes dois anos de curso.

A atividade contou com a participação de 17 alunos e teve inicio por volta das 9h30.  A sessão de voluntariado inicialmente começou com uma explicação dos trabalhos que estavam a decorrer em viveiro, da problemática das plantas invasoras e também da importância de um passeriforme muito conhecido no concelho do Nordeste, o Priolo.

Seguidamente explicaram-se mais objetivamente os trabalhos em viveiro, dando a conhecer as plantas nativas e a sua importância da recuperação de um habitat em risco, a Floresta Laurissilva. Muitas das plantas são produzidas nas instalações da SPEA, mas também muitas plantas são cedidas pelos Serviços Florestais do Nordeste que atualmente produzem milhares deste género de plantas.

Depois desta explicação mais objetiva de todo o funcionamento do viveiro e da produção de plantas, os alunos efectuaram algum trabalho voluntário, nomeadamente algumas manutenções das sementeiras exteriores retirando "ervas daninhas" ou mais conhecida localmente por mondas. é um trabalho muito importante já que estas mondas têm de ser efetuadas regularmente para que estas sementes cresçam e se desenvolvam o melhor e o mais rápido possível.


A equipa da SPEA agradece imenso à EPN, principalmente à turma de produção agrária e ao Engº Mário Fagundo pela colaboração e disponibilidade em trabalhar e em colaborar nos trabalhos. O nosso muito obrigado.

Sem comentários:

Enviar um comentário