quinta-feira, 16 de abril de 2015

SPEA organiza intercâmbio ECO ESCOLA entre 3 escolas de São Miguel

A Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves (SPEA), através do Centro Ambiental do Priolo, participou na organização em Ponta Delgada, no dia 10 de abril, de um intercâmbio entre os programas ECO ESCOLA  da Escola Básica e Secundária da Povoação, Escola Secundária das Laranjeiras e da Escola Secundária Domingos Rebelo.



Este intercâmbio teve inicio às 10h no auditório da Escola Secundária Domingos Rebelo e contou com a participação de mais de 160 alunos das 3 escolas. Com esta iniciativa pretendeu-se promover, junto dos alunos e professores, uma partilha e aquisição de saberes, técnicas para aplicação de procedimentos práticos fundados em aprendizagens flexíveis e solucionáveis, indo ao encontro das necessidades propostas. Pretendeu-se também divulgar os projetos desenvolvidos na Escola Básica e Secundária e Centro Pedagógico da Povoação, pelos alunos da UNECA e Programas Oportunidades I/ II em parceria com a SPEA. 



Os trabalhos realizados nesta iniciativa consistiram numa reflexão, consolidação e aplicação de conhecimentos atribuídos à importância na preservação da Floresta Laurissilva e do nosso meio ambiente, bem como o tratamento da fauna e flora açoriana.


 Durante a manhã os alunos puderam assistir a uma palestra sobre a Flora existente na ZPE Pico da Vara/Ribeira do Guilherme, nomeadamente as plantas endémicas e nativas que fazem parte da Floresta natural dos Açores e aprender um pouco mais sobre o Priolo, ave endémica da Ilha de São Miguel e que só pode ser encontrada nos concelhos do Nordeste e Povoação.


Para além disso, ao longo da manhã, de forma rotativa, puderam participar de atividades que lhes permitia identificar plantas da Floresta Laurissilva, produzidas nos viveiros do Projeto LIFE+ Terras do Priolo e assistir a alguns documentários sobre o Priolo e os trabalhos que têm sido desenvolvidos pela SPEA para a sua preservação.


A seguir ao almoço, os alunos presentes no intercâmbio participaram na plantação de mais de 300 plantas endémicas dos Açores em alguns espaços verdes da Escola Secundária Domingos Rebelo. As especies utilizadas foram o Patalugo Leontodon rigens e Bracel Festuca jubata.




A SPEA quer deixar aqui uma palavra de agradecimento a todos os professores envolvidos na organização deste intercâmbio, pelo trabalho e disponibilidade e também todos os participantes pelo interesse demonstrado.

Sem comentários:

Enviar um comentário