quinta-feira, 19 de março de 2015

Trabalhos de conservação continuam na serra da Tronqueira

No âmbito do LIFE+ Terras do Priolo, continuam as ações de recuperação do habitat do Priolo na Zona de Proteção Especial do Pico da Vara/Ribeira do Guilherme. Aproveitando os dias de tempo menos rigoroso que se fazem sentir vão sendo executados trabalhos de preparação das áreas de intervenção onde se irá fazer o controlo de espécies invasoras como a conteira, a cletra e o incenso.




Para se poder aceder às áreas é necessário preparar alguns acessos que vão depois permitir à equipa do projecto realizar as ações para recuperar estas manchas de laurissilva. Nestas áreas os caminhos que existiam antigamente, e permitiam percorrer as serras, já ficaram completamente fechados, quer por vegetação, quer por derrocadas que ocorreram nas últimas décadas.  No entanto, a falta de acessos não impede a dispersão das espécies invasoras e estas manchas de laurissilva estão bastante ameaçadas pela rápida proliferação do incenso, conteira e cletra.



A reabertura de alguns destes caminhos antigos é essencial para chegar às áreas que até final do projecto serão recuperadas. No final da recuperação das áreas alguns dos caminhos até poderão eventualmente vir a ter utilização não só para a manutenção e monitorização das áreas mas também para a sua visitação. 






Sem comentários:

Enviar um comentário